Gestao qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão pela Qualidade Total: evolução, aplicação e resultados em empresas brasileiras.

Resumo

A explosão da abordagem conhecida por Gestão pela Qualidade Total (doravante GQT) no início da última década do século passado merecia um estudo, uma pesquisa que procurasse sentir o real posicionamento da abordagem nos dias de hoje. A GQT, como é conhecida, se tornou moda e teve umaaceitação como nenhuma outra abordagem teve nos anos anteriores e nos anos seguintes e até os nossos dias. Nem mesmo a conhecida Reengenharia, que veio na mesma época teve sucesso semelhante. Ao contrário, rapidamente deixou de ser algo interessante e a GQT manteve a sua forte posição nas empresas brasileiras. Este artigo deriva de uma pesquisa aplicada em 400 participantes de cursos de pós-graduação, latoe stricto sensu. Todos os participantes já exerciam funções no terço médio/superior de suas organizações. E o número de organizações atingidas pela pesquisa chegou a 150. E, embora, tenha sido a “coqueluche” nas organizações no início da década de 90 do século passado, é certo que, após a aplicação da pesquisa, podemos afirmar que sua utilização ainda é digna de registro altamente positivo.Profissionais de consultoria e ocupantes de posição executiva buscam novos meios e modos de sua aplicação, não se concentrando, portanto, nas ferramentas que originaram o seu crescimento. Foi o que pudemos inferir e apresentar nesse artigo.
1- Objetivo
Contribuir para a melhor compreensão da tecnologia conhecida mais popularmente por QUALIDADE TOTAL no contexto brasileiro. E, adicionalmente, fornecersubsídios para os interessados na sua aplicação, no estudo sistematizado ou em eventuais correlações que se pretenda fazer frente a outras tecnologias que, certamente, objetivam resultados finais semelhantes.

2- Justificativa

Há mais de 50 (cinqüenta) anos a administração é estudada no Brasil tendo como base estudos teóricos e conhecimento de práticas organizacionais, ocorridos emsociedades consideradas mais desenvolvidas. A extensão desses estudos à realidade brasileira propiciou alguns resultados altamente positivos, quer seja na administração pública, quer seja nas organizações privadas.
Ao longo desse tempo, o país pode conhecer algumas investidas mais "nacionais" na abordagem das grandes questões de administração das empresas (ou particulares ou de governo). De qualquermaneira, tais investidas foram tênues, pois eram calcadas na experiência individual, na prática do consultor ou do gerente bem sucedido. Não havia o hábito da pesquisa, melhor, não havia pesquisa, i.e., era difícil conhecer a realidade nacional (ou mesmo local) a não ser pela vivência deste ou daquele estudioso que dava caráter generalizante a experiências isoladas e, portanto, longe da certeza deser tal análise realmente uma visão nacional das questões ali tratadas.
Evidentemente, os últimos 25 anos mostram um considerável avanço na pesquisa ligada a aspectos organizacionais. E a gestão pela qualidade total é a primeira abordagem de origem estrangeira que recebeu profundos esforços de estudiosos brasileiros, haja vista a longa lista de publicações sobre o tema escritas por autoresbrasileiros. Inegavelmente, os estudos sobre a gestão pela qualidade total marcaram uma nova era na gestão das empresas no Brasil.
3- Gestão pela Qualidade Total; introdução
A GQT, foi desenvolvida pelos norte-americanos (há controvérsias, contudo) e chegou ao conhecimento dos japoneses, após a Segunda Grande Guerra, quando eles questionaram a premissa que para tudo era admitida uma porcentagem deerro. Estes descobriram que as até então aceitáveis margens de erro poderiam ser reduzidas a níveis extremamente baixos.
Desta forma, esta técnica, de origem predominantemente industrial, que tinha por referência a busca pelo defeito zero, alcançou o universo dos negócios, perseguindo a idéia de que produtos melhores eram produtos bem aceitos pelos consumidores.
A gestão pela qualidade...
tracking img