Gestao organizacional magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (6000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS – MAGAZINE LUIZA
Magazine Luiza cresce com foco em gestão de pessoas
A política de recursos humanos do Magazine Luiza se tornou um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa.
A política de recursos humanos do Magazine Luiza se tornou um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa. Todos os 10 mil colaboradores têm incentivos e recebem bolsa de estudos. Osubsídio varia de 30% a 70% do valor total do curso. “Nesses anos de crescimento acelerado da empresa não esquecemos da qualificação profissional. A evolução das nossas pessoas acompanha as estratégias de negócios da empresa. Investimos nas pessoas porque são elas que movem o Magazine”, diz Luiza Helena Trajano, principal executiva da rede.
À medida que a empresa cresce, aumentam oscompromissos da executiva. Para ficar mais próxima dos seus colaboradores, Luiza Helena manda a sua mensagem aos funcionários através da recém-criada TV corporativa, a TV Luiza. Isso, segundo ela, faz parte de um processo de fortalecimento dos valores da empresa. A transmissão é feita para 310 pontos. “A comunicação com o público interno é importante para fortalecer a nossa cultura, mesmo em ambiente deexpansão”, enfatiza.
Na empresa há até um disque-denúncia disponível para os colaboradores, ligado diretamente à diretoria da área de recursos humanos. Em caso de abuso de poder do chefe ou maus-tratos a cliente, é só acionar o sistema.
Nos últimos 12 meses, a equipe da área de recursos humanos da rede trabalhou ainda mais do que de costume. Com as recentes aquisições, principalmente no Sul doBrasil, a rede recebeu mais de 2 mil funcionários. Todos foram rapidamente treinados para incorporar a cultura da companhia.
Os funcionários contam também com um sistema de remuneração que está atrelado não apenas às vendas individuais, mas também aos negócios fechados pelas equipes de cada loja. A pontualidade do pagamento dos clientes vale pontos para o vendedor.
Começo
Aos 12 anos, quandojá trabalhava no Magazine Luiza , ao lado da tia, Luiza Trajano Donato, a executiva paulista Luiza Helena Trajano não imaginava que no futuro estaria à frente de uma das maiores redes de varejo do País, com um faturamento de R$ 2 bilhões, em 2005, e 360 lojas. Em 2004, a organização faturou R$ 1,4 bilhão. Hoje, como diretora superintendente da organização, Luiza Helena planeja expandir a redepara outros estados para dar continuidade às metas de crescimento do que nasceu como um pequeno comércio em Franca, no interior de São Paulo. “Queremos crescer sem perder a essência do nosso negócio, que é valorizar pessoas. Por isso, investimos em conceitos modernos, como a participação dos funcionários nos lucros, a autonomia para tomada de decisões e o cultivo do clima de trabalho”, afirma.Mudança de foco
O Magazine passa também por um novo ciclo. O foco de atuação tem mudado do produto para o cliente. Para isso, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é direcionado à Luiza Helena. Há casos em que ela mesmo liga para os clientes para resolver algum “mal-entendido”. Para encontrar maneiras de encantar o consumidor, os funcionários são estimulados a conhecer cada vez melhor afreguesia. Eles têm autonomia para sugerir ofertas, fechar vendas, avaliar crédito e cobrar inadimplentes.
Com uma forte meta de expansão permanente, este ano, a previsão é abrir mais 100 lojas. Um dos planos iniciais é atuar fortemente em Belo Horizonte e Minas Gerais, onde será implantado um centro de distribuição da rede. Se concretizado o plano de expansão, a organização terá um crescimento de40% este ano.
Segundo a executiva, o Magazine Luiza está passando por um processo de crescimento incomum no setor varejista. Para ter idéia do desempenho da companhia na gestão Luiza Helena, veja o que ocorreu na década de 90: enquanto o setor passava por várias crises e desapareciam do mercado nomes como Mappin e Mesbla , o faturamento do Magazine Luiza, nesses 10 anos, aumentou cerca de 415%....
tracking img