gestao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 mais que tentemos manter a cozinha limpa e organizada, sempre passa algum detalhe despercebido. E foi aí que tive uma idéia brilhante: fazer um mini tutorial com dicas para manter a cozinha emboas condições de uso, até porque um blog de culinária deve obrigatoriamente ter o seu manual de Boas Práticas né?

Antes de qualquer passo na cozinha, o primeiro e mais importante detalhe é alimpeza. Pense no seguinte: "Quanto menos você suja, menos você terá que limpar".

Então, para começar:
- LAVE AS MÃOS. Nossas mãos são uns dos pontos mais cheios de bactérias e microorganismos do corpotodo, até porque é com elas que pegamos em dinheiro, maçanetas de porta, computador, descarga de banheiros, entre outros lugares dos quais às vezes nem imaginamos a quantidade de sujeira que estápresente. E não basta apenas ensaboar e tirar, é crucial lavar minuciosamente entre os dedos, as unhas e os punhos. É importante tirar anéis, e sempre manter o cabelo totalmente preso.


- Mantenhaa pia e o local onde o alimento entrará em contato sempre limpos. Para a pia uma esponja e sabão neutro resolvem o problema, auxiliados por um rodinho de pia para tirar o excesso da água. Nunca,leia-se NUNCA deixe o pano que você usa para secar a pia, dobrado ou sobre a mesma.  Repare que quando o pano fica lá molhado e exposto, após duas vezes de uso já tem um cheiro ruim, então o estenda ouuse panos descartáveis. Mantenha o ralo da pia da cozinha sempre protegido para evitar entupimentos.  Para os demais locais, que não sejam de granito ou mármore, caso não danifique, passe um panoúmido, e em seguida álcool em gel. Sempre que necessário repita essa “operação” até porque os alimentos também armazenam microorganismos, e a limpeza evita que os mesmos se proliferem.



- PANOS DEPRATO: Jamais use o mesmo pano para secar as mãos e secar utensílios. O mais recomendável é ter sempre dois panos na cozinha, ou melhor ainda, usar papel toalha, porque no mesmo não há acúmulo de...