Gestao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Risco x Retorno
Risco é possibilidade de perda ou, mais formalmente, refere-se à variabilidade dos retornos. O retorno é a mudança de valor mais qualquer distribuição em caixa expressa como uma porcentagem do valor inicial. Os três comportamentos básicos de preferências com relação ao risco são: indiferença ao risco, aversão ao risco e tendência ao risco. A maioria dos tomadores de decisão éaversa ao risco porque eles requerem retornos esperados mais altos, como compensação por assumir maiores riscos.
O risco de um único ativo é medido da mesma maneira que o risco de uma carteira, ou coleção de ativos. A analise de sensibilidade é uma abordagem comportamental que pode ser usada para se obter uma percepção do risco. O risco é uma função crescente do tempo porque a variabilidade dosretornos tende a aumentar com a passagem do tempo.
O retorno de uma carteira é calculado como uma média ponderada dos retornos de cada ativo que a compõe. O desvio padrão da carteira é encontrado usando-se a formula do desvio padrão para um único ativo. A correlação é a relação estatística entre series de números que podem ser positivas (as series se movimentam na mesma direção), negativas (as seriesse movimentam em direções opostas), ou não correlacionadas (as series não apresentam nenhum relacionamento). Os extremos das series podem ser positiva e perfeitamente correlacionados (tem um coeficiente de correlação +1) ou ser negativa e perfeitamente correlacionados (tem um coeficiente de correlação -1).
A diversificação envolve a combinação de ativos com baixa (menos positiva e mais negativa)correlação para reduzir o risco de uma carteira. Enquanto o retorno de uma carteira composta de dois ativos mantidos isoladamente, o intervalo do risco depende da correlação entre eles. Se forem positiva e perfeitamente correlacionadas, o risco da carteira estará entre o risco de cada ativo. Se forem não correlacionadas, o risco da carteira estará entre o risco do ativo com o maior risco e umvalor menor que o risco do ativo com menor risco, mas maior que zero. Se forem correlacionadas negativamente, o risco da carteira estará entre o risco do ativo com maior risco e zero. A diversificação internacional, a qual envolve a inclusão de ativos estrangeiros em uma carteira com ativos nacionais, pode ser usada para reduzir ainda mais o risco da carteira.
O risco total de um ativo compõe-se derisco não diversificável e risco diversificável. Só o risco não diversificável é relevante, uma vez que o outro pode ser facilmente eliminado através da diversificação. O risco não diversificável pode ser medido pelo coeficiente beta, o qual reflete a relação entre o retorno do ativo e o retorno do mercado. O beta é obtido mediante técnicas estatísticas usadas para encontrar a inclinação da“linha característica“, a qual explica melhor a relação histórica do retorno de um ativo e retorno do mercado. O beta da carteira é uma media ponderada dos betas de cada ativo que se encontra incluída nela.
O modelo de formação de preço de ativos de capital (CAPM) usa o beta para relacionar o risco de um ativo relativo no mercado ao retorno exigido para esse ativo. A ilustração gráfica do CAPM é a linhado mercado de títulos (SML), a qual muda ao longo do tempo, em resposta a variações das expectativas inflacionarias e/ou das mudanças na aversão ao risco por parte dos investidores. Variações nas expectativas inflacionaria resultam em mudanças na SML, como resposta direta à magnitude e direção da variação. A aversão crescente de risco resulta em uma inclinação maior da SML, enquanto que a reduçãoda aversão também reduz a inclinação da SML.
O modelo de formação de preços de ativos de capital geralmente confia em dados históricos para estimar retornos exigidos. Os betas, os quais são desenvolvidos usando-se dados de determinados ativos, bem como os de mercado, podem ou não refletir efetivamente a futura variabilidade de retornos. Portanto, os retornos exigidos especificados pelo...
tracking img