Gestao estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DELEGAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

DELEGAÇÃO

Stoner define delegação como a atribuição, a outra pessoa, de autoridade formal de responsabilidade pela execução de atividades especificas. Embora a delegação seja a transferência de poder legítimo, também está relacionada a outras bases de poder, como por exemplo, o conhecimento, a especialização, a coerção, a recompensa etc.
O grau de delegaçãode autoridade pelos administradores é influenciado por fatores como o estilo gerencial, a situação específica da situação e as relações, personalidades e capacidades das pessoas envolvidas no processo.

Diretrizes clássicas e delegação eficaz:

• Responsabilidade
• Autoridade
• Prestação de contas

Uma parte necessária da delegação de responsabilidade e de autoridade é a prestação decontas – ter que responder pelos resultados. Aceitando a responsabilidade e a autoridade, as pessoas que trabalham na organização também estão concordando em aceitar o crédito ou a culpa pela maneira à qual se desincumbem de suas obrigações.

• O principio escalar – para a delegação dar certo, os membros da organização devem saber aceitar ou assumir responsabilidade com confiança. Tem que haveruma linha clara de autoridade, desde o nível mais alto até o mais baixo na organização. Através da linha de autoridade fica evidente: a quem eles podem delegar; quem pode delegar a eles e que eles tem que prestar contas. Não deve haver sobreposições (responsabilidade pela mesma tarefa atribuída a mais de uma pessoa) e nenhum fracionamento (responsabilidade pela mesma tarefa atribuída a mais de umaunidade da organização).

• Unidade de comando – o princípio da unidade de comando estabelece que cada pessoa da organização deve estar subordinada a um só chefe. Ficar subordinado a mais de um chefe torna mais difícil, para uma pessoa, saber a quem ela tem que prestar contas e quem poder exigir que ela siga suas instruções. Ficar subordinado a mais de um chefe também estimula as pessoas afugir da responsabilidade, pois elas podem, facilmente, atribuir o mau desempenho ao fato de terem muito trabalho com muitos chefes.

Limitações das diretrizes clássicas

Dentre as limitações, pode-se citar o fato de os membros da organização terem que aceitar a legitimidade da autoridade superior para que ela possa funcionar. Os administradores têm o direito formal de delegar, mais se ossubordinados não aceitarem este “direito”, o processo de delegação entra em colapso.
A utilidade das diretrizes clássicas também depende da CAPACIDADE DO CHEFE de definir precisamente as tarefas a serem executadas. Num ambiente dinâmico, a definição das tarefas é uma atividade contínua, com a responsabilidade e a autoridade realocadas com freqüência.

Vantagens da delegação eficaz

• Quanto maistarefas os chefes conseguem delegar, mais OPORTUNIDADES terão de buscar e aceitar maiores responsabilidades dos administradores dos níveis mais altos, como por exemplo, a monitoração externa e interna.
• Outra vantagem da delegação é que ela leva, muitas vezes, a decisões melhores, pois os subordinados têm que verificar, com seus superiores o que devem fazer antes de tomas uma decisão. Por fim,a delegação faz com que os subordinados aceitem responsabilidade e usem sua capacidade de avaliação.

BARREIRAS À DELEGAÇÃO EFICAZ

RELUTÂNCIA EM DELEGAR – Há inúmeras razões pelas quais os administradores explicam, quase sempre, por que não delegam “posso fazer isso melhor”, “meus subordinados simplesmente não são suficientemente qualificados”, “demora muito tempo para explicar o que euquero fazer”. Estes motivos são, muitas vezes, DESCULPAS usadas pelos CHEFES para esconder as verdadeiras razões pelas quais evitam a delegação.
A INSEGURANÇA poder ser uma grande causa da relutância em delegar. O chefe tem medo de perder o PODER se o subordinado desempenhar melhor ou acima do esperado.
Outra causa da relutância em delegar é a FALTA DE PERCEPÇÃO E CAPACIDADE E CONHECIMENTO do...
tracking img