Gestao estrategica no suporte o processo de geração de informações voltadas a reduçao de custos do departamento de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO ESTRATÉGICA NO SUPORTE AO PROCESSO DE GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLTADAS À REDUÇÃO DE CUSTOS NO DEPARTAMENTO DE COMPRAS:
ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA INDUSTRIAL DE GRANDE PORTE

Antonio Pereira dos Santos (UNINORTE) siscont2005@uol.com.br
Erivelto Souza da Silva (UNINORTE) souza.compras@acosam.com.br
Sthéphano Campos Jardim (UNINORTE) cfin@crea-am.org.br

Elisângela Leitão deOliveira (UNINORTE) elisangela@netium.com.br

Resumo

O presente artigo enfoca uma pesquisa referente à redução de custos e otimização do Sistema de Gestão Integrado no Departamento de Compras da Metalúrgica Potência LTDA. Nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar como a gestão estratégica pode dar suporte ao processo de geração de informações voltadas à redução de custos no Departamento deCompras de uma empresa industrial de grande porte. Caracterizou-se como um estudo exploratório, por meio de procedimentos metodológicos que privilegiam a abordagem qualitativa, com ênfase na técnica de entrevista como instrumento da coleta de dados. O universo da pesquisa foi composto por tomadores de decisão, gestores da Tecnologia da informação, técnicos e assistentes que utilizam o SGI. Aamostragem foi intencional. O tratamento de dados foi realizado via análise descritiva dos dados primários e bibliográfica para os dados secundários. Na análise dos resultados foram identificadas falhas na execução do sistema integrado informatizado e concomitantemente um custo desnecessário no consumo diário de papel. Os informantes-chaves foram unânimes em afirmar que o SGI gera relatóriosimprodutivos provocando desperdício de papel no Departamento de Compras. Esse custo poderia ser evitado com a visualização da maioria dos relatórios emitidos somente na tela do computador e com conseqüente alimentação das informações ou tomada de decisões sem a necessidade de imprimir esses relatórios. O SGI foi avaliado negativamente por 86% dos pesquisados pela falta de disponibilidade de dados de cunhodecisório na unidade de Negócios Manaus os quais consideraram os relatórios incompletos, inflexíveis e padronizados, devido à política da organização em relação à falta de disponibilidade das informações desejadas pelos usuários da Unidade de Negócios Manaus. Verificou-se a possibilidade de serem geradas informações relevantes e que não são geradas pelo SGI da Unidade de Negócios Manaus. Osaspectos positivos do sistema e a existência de deficiências e limitações levaram 100% dos usuários responderem que o SGI é fundamental para o desenvolvimento das atividades diárias da Metalúrgica Potência LTDA, bem como, afirmaram ser necessária a modernização constante e consultas diretas aos operadores e não aos gestores.

Palavras-chave: Redução de Custos; Sistema de Gestão Integrado; Consumo depapel; e Departamento de Compras.

1. Introdução

A competitividade tornou-se mais profissional e especializada unindo-se a isso a dinâmica dos novos meios de comunicações à logística que se tornou um diferencial importante nas empresas globalizadas para equalizar e transpor distância e obstáculos, os sistemas de informações internas necessitam de constantes qualificações técnicas em seuconjunto, com disponibilidade de dados em tempo real.
A Metalúrgica Potência por caracterizar-se como uma empresa constituída de sistema aberto e dinâmico, formado por subsistemas independentes e correlacionados entre si formando o todo e em constante inter-relação com o ambiente externo, necessitou conhecer sua realidade ambiental a partir de informações que contribuíram para a ação estratégica deseus gestores, pois pretende apresentar alternativas com foco no controle e planejamento de ações de impacto ambiental relativas ao desperdício de papéis gerados no Departamento de Compras.
Nesse sentido, a pesquisa objetiva responder a seguinte questão-problema: Como a Gestão Estratégica poderá dar suporte ao processo de geração de informações voltadas à redução de custos no Departamento de...
tracking img