Gestao escolar

Organização escolar possui três áreas fundamentais de gestão onde os objectos, actividades, serviços e órgãos se enquadram, se sistematizam, se em grupos: GESTAO ESCOLAR (pedagógica/didáctica, funcional e dos espaços e administrativo/financeira).

Numa visão sectorial, segundo uma perspectiva linear e, de certo modo radical, podemos dizer que uma escola que sobrevalorize a áreaadministrativo-financeira nunca beneficiara de uma autêntica e rica acção pedagógica. A rapidez administrativa e financeira é incompatível com o dinamismo e a criatividade que se pretendem no acto educativo. Tal situação é contrária ao princípio da predominância da acção pedagógica sobre o acto administrativo.

Por outro lado, a preocupação exagerada na manutenção de espaços escolares bonitos, agradáveis efuncionais, de nada valera se menosprezar a vertente pedagógica-didactico e a vertente administrativo-financeira. Os espaços degradar-se-ão porque não foram tomadas as medidas pedagógicas preventivas adequadas e a manutenção dos espaços não terá a resposta certa da área administrativa e financeira. Com o efeito, e não obstante os problemas indicados na área de gestão de espaços, não é por acaso que asescolas manifestam um exagerado grau de degradação, mesmo em edifícios recentemente construídos.

Do mesmo modo, não será possível manter, por muito tempo, uma acção pedagógica saudável e sólida quando, ao nível da gestão dos espaços, não houver um mínimo de preocupação na manutenção da salas e pátios limpos, bonitos, funcionais, não conflituosos e, se, nela área administrativo-financeira, não seder cobertura aos projectos pedagógicos da escola por excepcionais que eles pareçam. Pelo que, podemos concluir que o desenvolvimento equilibrado das três vertentes fundamentais da «organização escolar», será o melhor (mas não o mais fácil) percurso a trilhar, considerados os inúmeros problemas a resolver e a dificuldade de envolvimento de todos os intervenientes na grande tarefa de gestãoparticipadas do estabelecimento de ensino.



2.1 GESTAO PEDAGOGICO-DIDATICA

É na gestão pedagógico-didactica que se enquadram todas as actividades, projectos, recursos, órgãos e serviços directamente relacionados com o ensino e a educação. Na escola existem órgãos próprios com competências e atribuições de índole didáctica e pedagógica. No entanto, o acto educativos o acto de ensinar e aprender não podemser exclusivo deste ou daquele serviço, ou mesmo órgão da escola. Nem a acção educativa ou o momento de aprendizagem poderão ter hora marcada para ocorrer. Daí que, numa escola todos tenham responsabilidades na área da educação e do ensino perante o seu <>, seja ele o aluno ou a sociedade. por este motivo.



1. Todos somos poucos para detectar potenciais embriões de projectoseducativos.

• Não somos muitos para inventariar exaustivamente os problemas e as suas causas, ao nível do ensino e da educação;

• Nunca seremos demais para determinar as propriedades fundamentais, tanto no respeitante as questões a resolver, como ao nível das opções pedagógicas a tornar como linha de orientação para delimitar os problemas. Para sistematizar as preocupações.

Mas se oenvolvimento de todos os importantes, muitos mais importantes será a articulação de todos órgãos pedagógicos da escola (director, director pedagógico, delegados de classe e/ou de disciplina, directores de turma) entre si e com órgãos de decisão administrativa, financeira e de gestão dos espaços, caso se esteja numa situação em que as três vertentes de gestão escolar se encontrem sob a responsabilidade deórgãos independentes, uma vez que, em muitos casos das nossas escolas primárias (sobretudo, as do meio rural), estas responsabilidades estão sob a tutela de um mesmo órgão.

A gestão pedagógica realiza tarefas de natureza diferentes da gestão dos espaços ou da gestão administrativo-financeira, quer seja ela por órgão específicos, que com o envolvimento de vários órgãos.

Ora bem, você deve ter,...
tracking img