Gestao emresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIA DE MARKETING NA LOGÍSTICA

Objetivos do trabalho: Definir o que é Marketing e Logística e mostrar como a primeira atua estrategicamente na segunda.
1- Estratégia: é a produção de planos para atingir objetivos predeterminados.
2- Marketing: é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, identificando as suas necessidades, assimcomo a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio, de tal modo que a marca, o produto ou o serviço da empresa permaneçam na memória dos clientes.
Marketing também é essencialmente a arte de enviar uma mensagem a potenciais clientes e ao mesmo tempo para os atuais clientes, de modo a cativar a compra do produto/serviço em questão, envolvendo: faixaetária, poder aquisitivo, classe social, localização, concorrente; alem da função de propaganda e sistemas promocionais. As empresas reconhecem a importância do marketing e direcionam uma boa parte de seus recursos humanos e financeiros a essa atividade, visto que essa área é a responsável por traçar estratégias para que os produtos ou serviços sejam desejados e aceitos pelos consumidores.
3-Estratégia de Marketing: são planos desenhados para atingir objetivos do marketing. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão.
A área de Marketing - gerentes intermediários - tem um papel essencial para fazer com que uma organização alcance seus objetivos no mercado. A sua atuação vai além do simples atendimentoao cliente e das vendas, tem também ligação com a posição que a empresa mantém com o mercado. Ela atua compatibilizando uma estratégia previamente formulada com a estrutura logística adequada ao tipo de negócio da empresa.
Os planos de marketing são feitos geralmente para um período de 12 meses e envolvem os requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e de atender àsnecessidades dos clientes. Tais posturas possibilitam alcançar competitividade e conseqüentemente a lucratividade, garantindo a satisfação dos clientes sem abrir mão da qualidade de seus processos.
4- Logística: é um ramo da gestão de materiais cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos, com o objetivo de criar mecanismos para entregar osprodutos ao destino final num tempo mais curto e reduzindo os custos, assim como a de fazer a conexão com o cliente, envolvendo a demanda, o produto e a estruturação dos canais de distribuição. O conceito de logística está relacionado com a integração dos processos do negócio da empresa ao consumidor através dos fornecedores de produtos e os serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valorpara o cliente, bem como a sua satisfação plena.
A coordenação da gestão de materiais e da gestão de marketing, da produção e da distribuição passou a dar respostas mais eficazes aos objetivos de excelência que os negócios exigem. Isto significa considerar como elementos ou componentes de um sistema todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o pontode aquisição dos materiais até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que fazem a gestão dos produtos em movimento.
5- Cadeia logística: processo de movimentação desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima e produção até a distribuição dos produtos para os clientes (a cadeia possui quatro fases: obtenção do pedido, processo de produção,armazenagem e distribuição dos produtos e entrega final; e seis elementos: produção, fornecedor, estoque, localização, transporte e informação).
A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas, envolve também o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os...
tracking img