Gestao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2003
CONTABILIDADE II
Prof. JOSE MARCOS PAULA THEODORO
Balanço Patrimonial
Grupo de Contas
INTRODUÇÃO
O balanço Patrimonial é constituído de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Ativo, por sua vez, compõe-se de Bens e Direitos aplicados na Entidade Contábil. O Passivo e o Patrimônio Líquido registram todas as entradas (origens) de recursos na empresa.Se demonstrássemos um Balanço Patrimonial cujo Ativo fosse um “amontoado de contas de Bens e Direitos” (de forma heterogênea), teríamos dificuldades em ler, interpretar e analisar o Balanço Patrimonial. Por isso, é importante apresentar o Balanço agrupando-se as contas de mesma características, isto é, separando grupos de contas homogêneas entre si. Por exemplo, poderíamos agrupar as contas Caixae Bancos (depósito que a empresa tem nos Bancos), em um único grupo denominado Disponível (dinheiro à disposição da Entidade).
Para facilitar a interpretação e análise do Balanço existe uma preocupação constante em estabelecer uma adequada distribuição de contas em grupos homogêneos. A Lei das Sociedades por Ações dispõe uma estrutura de contas nacionalmente aceita (inclusive por outros tipos desociedades).
OS GRUPOS DE CONTAS
As contas do Ativo são agrupadas de acordo com a sua rapidez de conversão em dinheiro: de acordo com o seu grau de liquidez (a capacidade de se transformar em dinheiro mais rapidamente).
Em primeiro lugar, agrupam-se as contas que já são dinheiro (Caixa, Bancos etc.) com aquelas que se converterão em dinheiro rapidamente (Títulos a Receber, Estoques etc.). Aeste grupo de contas denominamos Ativo Circulante. É um grupo de elevado grau de liquidez.
Em segundo lugar, serão agrupadas aquelas contas que se transformarão em dinheiro mais lentamente. São Ativos de menor grau de liquidez (Valores a Receber, mas que levam muito tempo para serem recebidos). A este grupo denominados Ativo Realizável a Longo Prazo.
Em terceiro lugar, serão agrupados os itens quedificilmente serão transformados em dinheiro, que normalmente não são vendidos, mas são utilizados como meio de consecução dos objetivos operacionais da empresa. Poderíamos dizer que, praticamente, são itens sem nenhuma liquidez. Outra característica desse grupo é que são itens utilizados pela empresa por vários anos – vida útil longa (Prédios, máquinas etc.), por isso são denominados AtivoPermanente.
BALANÇO PATRIMONIAL
As contas do Passivo e PL são agrupadas de acordo como seu vencimento, isto é, aquelas a serem liquidadas mais rapidamente serão destacadas daquelas a serem pagas num prazo mais longo
Em primeiro lugar, agruparemos as contas que serão pagas mais rapidamente (Salários a Pagar, Impostos etc.). Este grupo é chamado Passivo Circulante.
Em segundo lugar, as contas queserão pagas num prazo mais longo (Financiamentos etc.). Este grupo é chamado Passivo Exigível a Longo Prazo.
Em terceiro lugar, as contas que, praticamente, não serão pagas. São obrigações com os proprietários da empresa, as obrigações não exigíveis. Este grupo é chamado Patrimônio Líquido
Há uma analogia em termos de grupos de contas entre o lado do Ativo e o lado do Passivo e PL: é o grau deliquidez decrescente.
No Ativo aparecerão em primeiro lugar as contas que se converterão mais rapidamente em dinheiro e, a seguir, as contas mais lentas de realização em dinheiro; no Passivo e PL serão destacadas, prioritariamente, as contas que deverão ser pagas mais rapidamente e, a seguir, aquelas que serão acertadas a Longo Prazo.
A – CIRCULANTE E O CONCEITO DE CICLO OPERACIONAL
O primeiro grupode contas, é o circulante, tanto para o Ativo como para o Passivo.
Vamos partir de uma indústria, como exemplo, para melhor entender este grupo de contas.
No processo de industrialização, a primeira preocupação básica de uma empresa industrial é adquirir matéria-prima para transformá-la em produtos acabados. Normalmente, a aquisição de matéria-prima é a prazo. Dessa forma, a empresa contrai...
tracking img