Gestao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO
A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer com que você estude e compreenda a Escola de Configuração. Portanto, com base na leitura do capítulo 11 do livro-texto, desenvolva as questões abaixo relacionadas.


1. Expliquem o que MINTZBERG et al (2000) entendem por configuração. Qual é a relação estabelecida entreConfiguração e Transformação?
R: para o autor vê a organização como cnfiguração- agrupamento de características e comportamentos, e integra as reivindicações das outras escolas , cada configuração, de fato no seu lugar próprio. A relação entre configuração e transformação,e que a transformação é uma consequencia inevitável da configuração

2. A proposta da Escola de Configuração pode serexplicada através de suas premissas. Assim sendo, explique estas premissas, de forma a deixar clara a proposta e as características desta escola.
R: As premissas dessa escola abrangem aquelas das outras escolas, mas cada uma em umcontexto bem-definido. Uma organização pode ser descrita por características estáveisassociadas a estratégias-tipo; As estabilidades podem dar lugar eventualmente asaltos,transformações; Esse processo produz ciclos de vida organizacional; Qualquer estratégia épossível: são também configurações dependentes do tempo e lugar.
A eficácia nas organizações são as correlações entre vários atributos, as organizaçõesforam descritas como sendo empreendedora, máquina, profissional, adhocracia, diversificada,política e missionária.


ESTUDOS SOBRE CONFIGURAÇÃO

3. Ospesquisadores da McGill University, dentre eles o próprio Mintzberg, ofereceram grandes contribuições para os estudos de configuração. Explique as 07 configurações de estrutura e poder propostas por Mintzberg, a saber: empreendedora, máquina, profissional, adhocracia, diversificada, política e missionária.
R: Empreendedora: uma organização simples, jovem e em muitas vezes de pequeno porte. Aestrutura tende a ser informal e flexível, cabendo então ao empreendedor o controle total sobre a coordenação das ações executadas.
Máquina: Organização originada a partir de forte influência do modelo industrial, onde coexistem harmonicamente padronização x especialização. A estratégia nessa configuração surge no ápice estratégico, com ênfase no planejamento para a ação e materializa-se de formaverticalizada de cima para baixo.
Profissional : Organização onde predomina a ação profissional especializada, pois recai sobre aqueles profissionais a responsabilidade pela condução das operações. Nesta configuração a formulação da estratégia está diretamente relacionada com os administradores profissionais em função da liberdade que eles possuem na organização, fato este que lhes permite adaptar asestratégias básicas às suas necessidades e interesses.
Adhocrática: Organização do tipo inovativa que exige uma configuração bastante diferente e sofisticada, capaz de fundir competências de peritos, advindos de diferentes especialidades que operam buscando por cooperação e ajuste mútuos. Em síntese, o controle de formulação estratégica na Adhocracia não é claramente localizado, seja no ápiceestratégico ou qualquer outro ponto.
Diversificada : Organização que sacrifica a noção de integração, em função da existência de um conjunto composto por unidades relativamente independentes. Tais unidades são capazes de operar autonomamente no entanto, estão sujeitas a respeitar o sistema de controle e avaliação de desempenho empregado pela Administração central. O processo de formulação eimplementação das estratégias está diretamente vinculado a eficácia do sistema de controle da organização sobre as unidades divisionais independentes.
Missionária: quando uma organização é dominada por uma cultura forte, seus membros são encorajados a cooperar, assim tende a haver uma divisão frouxa do trabalho, pouca especialização e uma redução na destinação entre gerente de linha, grupos de...
tracking img