Gestao em segurança publica

Páginas: 54 (13398 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
1 EVOLUÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NA HISTÓRIA

A Polícia Militar é uma instituição que tem em sua história, no seu início e como surgiu, suas finalidades e sua evolução histórica através do tempo e das necessidades sociais, bem como seus feitos históricos, seus heróis que permaneceram anônimos, mas que neste estudo terão referencias, como forma de valorizar aqueles que deram suas vidas oumesmo seu trabalho em prol de uma instituição que busca a pacificação social.

1.1 HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, como outras Policias estaduais, também teve a sua história, apesar de pouco conhecida e divulgada no Estado, nesse trabalho estará sendo apresentada.

A identificação da evoluçãohistórica da PMMS, seus heróis, bem como dando enfoque em sua participação desde a sua criação, passando pela Guerra do Paraguai e até os dias de hoje e está descrito na Revista da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

1.1.1 Homens do Mato

Criada a Polícia em 05 de Setembro de 1835, com a denominação de “Homens do Mato” ela prestou seus serviços primeiramente nas vilas do Mato Grosso,especialmente em Cuiabá, que se tornava capital da província, uma vez que Vila Bela entrava em decadência.

No sul de Mato Grosso, somente a cidade de Corumbá, antiga Albuquerque, existia como porto e povoado, pois era por ali que passavam as embarcações a procura dos espaços litorâneos e vice versa.

Surgiram os núcleos de Miranda, Nioaque, Paranaíba e Coxim, estas transformadas emvilas em meados do século XIX, quando os governos começaram a dotá-las de pequenos destacamentos policiais. Campo Grande, Bela Vista, Ponta Porã e Murtinho vieram depois, a primeira surgiu como vila em 1889 e as outras no decurso de 1900 a 1910, as quais foram transformadas em cidades no governo de Dom Aquino Corrêa. Neste mesmo período surgia a estrada de ferro Noroeste do Brasil, trazendo oprogresso e novos povoados, o que mais tarde seriam conhecidas como as cidades de Três Lagoas e Aquidauana.

No início do século XX, Totó Paes dominou o Estado, as lutas da Polícia de então se deram nas circunvizinhanças, onde se travavam os duelos revolucionários em busca de mando dos “coronéis” (grandes latifundiários) dos velhos tempos.

Em 1913, reorganizada a Polícia no governodo Dr. Costa Marques, os antigos piquetes de Cavalaria, foram transformados em Esquadrão, e o Mato Grosso, passa a ter uma melhor Polícia Montada, em razão do aumento da criminalidade, principalmente na região do Apa e fronteira com o Paraguai. Nesse período era comum que verdadeiras quadrilhas de paraguaios invadissem a região de fronteira para cometer vários crimes contra os brasileiros, desde ohomicídio até o latrocínio. Quando a Polícia se deparava com esses bandoleiros, havia grandes baixas dos dois lados.

1.1.2 Força Pública

Ainda com base em artigo publicado na Revista da Polícia Militar, tem-se em 1917, com a grande mortandade de Policiais, o governo federal interviu no Estado e mandou o Dr. Camilo Soares de Moura assumir o governo, quando este nomeou comandante damilícia o Coronel Erasmo de Lima, o qual reorganizou a corporação e deu-lhe o nome de Força Pública.

Após algum tempo de calmaria, elege-se Dom Aquino Corrêa como governador do Mato Grosso. O sul do estado, hoje, Mato Grosso do Sul, prosperava com várias vilas tornando-se cidades, inclusive Campo Grande que em 1918, estava em franco progresso. Mas também crescia junto à onda de crimes, sendoque de 1919 a 1923, em todo o Estado, era muito comum assassinarem policiais, sejam eles Soldados ou Oficiais, além de Delegados e Juízes de Direito, todos caindo em prol da defesa da ordem pública. Dentre esses bravos heróis destacaram-se o Juiz de Direito, Barnabé Antônio Gondim (1919), e o Capitão. José Carneiro (1921), o Tenente Manoel Quintillhano de Souza (1923).

No início da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc
  • Gestão Estratégica na Segurança publica
  • gestão de segurança publica
  • Política e Gestão da Segurança Pública
  • Gestão Na Segurança Pública
  • Gestao de seguranca publica
  • Gestão estratégica na segurança pública
  • Sistemas e Gestão em Segurança Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!