Gestao educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
KARINA DE FATIMA BONALUME
GESTÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NOS CASOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO:
UM ESTUDO PARTICULARIZADO
UNICID
São Paulo
2006
Monografia apresentada à Universidade Cidade de São Paulo como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialização emGestão Escolar
Orientador: Profa. Dra. Maria Heloisa Aguiar da Silva
2
GESTÃO E SUA IMPORTÂNCIA NOS CASOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO:
UM ESTUDO DE CASO
KARINA DE FATIMA BONALUME
Professora Avaliadora
__________________________
Profa.. Isilda Perez
Trabalho aprovado em ____/____/______
3
Os primeiros anos de vida são como os primeiros lances de umapartida de xadrez: dão a orientação e o estilo de toda a partida, mas enquanto não vem o xeque-mate, ainda há belas jogadas a serem feitas.
Anna Freud
4
SUMÁRIO
RESUMO i
ABSTRACT ii
I-INTRODUCÃO 7
II – DISCURSO PSICANALÍTICO SOBRE OS DISTÚRBIOS GLOBAIS
DO DESENVOLVIMENTO 13
2.1 Diagnóstico diferencial de psicose 13
2.2 Diagnóstico diferencial de autismo 15
III – DISCURSO PEDAGÓGICOSOBRE A INCLUSÃO 18
IV – HISTÓRICO DO CASO 22
4.1 Histórico clínico 22
4.2 Histórico escolar 25
V – DISCURSO DA ESCOLA 27
VI- CONCLUSÃO 33
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35
ANEXOS 37
Anexo 01 38
Anexo 02 39
Anexo 03 43
Anexo 04 44
Anexo 05 45
Anexo 06 47
Anexo 07 66
Anexo 08 69
Anexo 09 71
Anexo 10 73
Anexo 11 75
5
RESUMO
O Trabalho busca investigar relação entre a gestão escolar esua importância na inclusão de crianças com Distúrbios Globais de Desenvolvimento. Buscou compreender como a questão da inclusão é entendida por diretores, coordenadores e professores e seus efeitos na inclusão efetiva da criança e em seu desenvolvimento. Para este fim optou-se pelo estudo de um caso clínico atendido pela pesquisadora e sua correlação com o estudo do discurso dos gestores escolaresatravés de documentos, entrevistas e questionários aplicados na escola onde se deu a inclusão escolar da criança. A análise dos dados foi feita mediante a consulta de autores que discutissem a questão da inclusão escolar e que localizassem os Distúrbios Globais do Desenvolvimento.
Concluimos que a inclusão é entendida tanto pelos autores consultados quanto para a escola como uma oportunidade demudança de paradigma, renovação e de reflexão da prática escolar, o que resulta em uma melhor qualidade de ensino. Contudo, diferentemente do que pode se observar na pesquisa teórica, a inclusão é vista a priori como sendo uma inclusão de aprendizagem, como um direito de todos a apreenderem na escola, sendo a preocupação com a inclusão social e seus efeitos no desenvolvimento da criança comosecundária. Esta visão da gestão sobre a inclusão focada na questão da aprendizagem foi entendida como facilitadora da inserção social do caso estudado uma vez que excluída a hipótese escolar de déficit cognitivo, a criança pode ser entendida pela escola como aluno, sujeito possível de aprender e portando incluído no registro escolar.
Palavras-chave: gestão, inclusão, distúrbios globais.
i
6
ABSTRACTThis paper seeks to investigate the relation between education management and its importance with regard to the inclusion of children with Global Development Disorders. It seeks to analyze how the question of inclusion is understood by directors, coordinators, and teachers and the effects of the effective inclusion of the child in his/her development. To carry out the study, a clinical casetreated by the researcher was chosen and was correlated with an analysis of the observations and comments of the school authorities in documents, interviews and questionnaires applied at the school where the inclusion of the child occurred. Analysis of the data was carried out via consultation with the works of various authors who discussed the question of inclusion and who developed theories on...
tracking img