Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do Conhecimento
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTIONÁRIO

1- A partir do que foi estudado, percebe-se que a visão japonesa postulada por Nonaka e Takeuchi afirma que o conhecimento é criadodentro da empresa em forma de uma espiral que o transforma em diferentes níveis. A redundância de informações, por sua vez, na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas, acarretadiferentes perspectivas e, portanto, diferentes conhecimentos. Ainda de acordo com os autores estudados, a redundância se torna de grande valia na criação de conceitos – especialmente – por facilitar aassimilação dos conhecimentos tácitos. Inclusive, as empresas japonesas, para acompanhar as rápidas mudanças do mercado e da tecnologia, desenvolveram vários instrumentos organizacionais que aumentam aredundância, justamente por acreditarem que a mesma ajuda no desenvolvimento rápido de novos produtos e serviços.

2- As barreiras para a criação do conhecimento podem ser individuais eorganizacionais, são elas: falta de treinamento, falta de incentivos à criação do conhecimento, falta de vontade, falta de criatividade, falta de convívio entre as pessoas, baixa capacidade de acomodação e ameaçaà auto-imagem.

3- Nas organizações, enfrentam-se quatro grandes barreiras à criação do conhecimento, são elas: necessidade de linguagem legítima, histórias organizacionais, procedimentos eparadigmas da empresa.

4- De acordo com as tele aulas, entende-se por modelo de conversão do conhecimento – SECI:
S – SOCIALIZAÇÃO – é o conhecimento tácito.
E – EXTERNALIZAÇÃO – a transformação doconhecimento tácito em explícito.
C – COMBINAÇÃO – aplicação, transferência e difusão do conhecimento explícito (explícito em conhecimento explícito).
I – INTERNALIZAÇÃO – a transformação doconhecimento explícito em tácito.

5- O modelo SECI é importante para determinação da marca no sentido em que se pode fazer uso do mesmo para aquisição de conhecimentos relevantes à imposição do que...
tracking img