Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IV – HISTÓRIA DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

As organizações e a prática da Gestão foram, são e serão sempre influenciados por forças sociais, políticas e económicas (incluindo a Tecnologia).

O estudo da evolução do Pensamento da Gestão é importante na medida em que:

- Fornece o contexto
- Permite melhor compreensão do impacto na Sociedade e nas Organizações
- Orienta o PensamentoEstratégico


IV.1 - TEORIAS CLÁSSICAS

Surgem na segunda e terceira década deste século aquando do desenvolvimento das primeiras grandes empresas industriais diversificadas.

A grande preocupação era a descoberta de regras ideais e de códigos de conduta necessários ao funcionamento duma organização. Se havia essas regras ideais, tal significava que o indivíduo se teria de adaptar total emecanicamente ao processo produtivo e ao esquema de funcionamento da organização. O indivíduo apenas iria complementar o trabalho da máquina.

Nos primórdios da revolução industrial, não houve grande concorrência na produção e na procura (o mercado tinha um grande crescimento). Nessa fase, importante era produzir para satisfazer uma procura crescente e portanto o que estava em causa era optimizar a funçãode produzir. Não era necessária imaginação, talento ou criatividade para captar /vender aos clientes e como tal o indivíduo era utilizado apenas como elemento mecânico de um sistema que obedecia a regras muito bem definidas com vista a optimizar a produção dentro de um esquema organizacional rígido.

Nesta fase tínhamos três grandes princípios:

– descoberta das regras ideais defuncionamento;

– a organização (ou empresa) era um sistema fechado, muito centrado na tecnologia para optimizar o processo produtivo, sendo o seu único objectivo a procura da eficiência
Eficiência essa que é um conceito interno à organização visando a optimização do sistema.

– o indivíduo devia adaptar-se à máquina de forma mecânica e automática, complementando – a e contribuindo para a optimização dosistema.

Nesta lógica clássica, temos basicamente três abordagens:

– a de Taylor, Administração Científica;
– a de Fayol, Escola Anatómico – Descritiva;
– a de Weber, Modelo Burocrático de Organização.






Para Taylor, havia uma e única maneira de melhor executar qualquer tarefa (one and only best way).

Definido o objectivo do trabalho, Taylor aplica então o método conhecidopor “estudo de tempos e movimentos” que consiste na desagregação de cada tarefa de um indivíduo nos seus movimentos físicos elementares; tais movimentos eram cronometrados, a face ao objectivo da tarefa, eram depois recompostos para minimizar o tempo da execução.







Em contrapartida, Fayol, embora conceptualmente próximo de Taylor, vai-se preocupar fundamentalmente com a análise daestrutura hierárquica das organizações, em vez de se preocupar com os tempos e movimentos de cada um. Ele põe o acento tónico na linha de comando da qual dependeria o bom funcionamento da organização.


Para Taylor, o indivíduo devia ajustar-se à máquina. Para Fayol, o indivíduo deve ajustar-se ao superior hierárquico. Assim, para Taylor, teríamos o individuo como homem – máquina enquanto que paraFayol temos o indivíduo como homem-servo.

Assim, Fayol pretende aplicar um conjunto rígido de princípios universalmente explicáveis em termos de:

— o que devem ser as funções e preocupações de cada gestor dentro da cadeia hierárquica;

— como deve ser todo o relacionamento ao longo da cadeia hierárquica que é a base, e espinha dorsal do organigrama.








Taylor e Fayol eramgestores de empresas. Weber era um académico com importantes contributos ao nível do desenvolvimento das Ciências Sociais.

Para Weber, devia haver um modelo puro ou ideal de organização.

A organização weberiana, a BUROCRACIA é o paradigma (modelo de referência) da administração racionalizada em que a predeterminação (ou seja a definição à priori das regras de jogo) é total a todos os níveis...
tracking img