Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE GESTAO
DO CONHECIMENTO







MONTES CLAROS – MG






ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE GESTÃO
DO CONHECIMENTO





Atividade Prática Supervisionada(ATPS) apresentada, como exigência parcial para a obtenção da conclusão da Disciplina Gestão do Conhecimento na Universidade Anhanguera, sob a orientação da Profa.







MONTES CLAROS-MG
2012




ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE GESTÃO
DO CONHECIMENTO




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada, como exigência parcial para a obtençãoda conclusão da Disciplina Gestão do Conhecimento , na Universidade Anhanguera, sob a orientação da Profa. Msc. Camila H. Gazal Fortaleza.




Aprovação em ____/_________/_____



_________________________________
Profa. Msc. Universidade Anhanguera
Curso de Ciências Contábeis



MONTES CLAROS
2012Sumario
A Gestão de Conhecimento é um processo para a criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento, importantes para a empresa. A Gestão de Conhecimento, por meio de suas praticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos que são fundamentais para o sucesso do negocio. A Gestão de Conhecimento e aGestão de Informação podem ser vistas como uma serie de ações gerencias, constantes e sistemáticas que facilitam o processo de criação, de registro e compartilhamento do conhecimento organizacional.
Segundo Alvarenga Neto (2005) Gestão de conhecimento deve ser compreendida como: O conjunto de atividades voltadas para a promoção do Conhecimento Organizacional, possibilitando que asorganizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponível, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais e a maximização da competitividade. Neste sentido vale ressaltar a importância do benchmark em instituições que já tem a excelência da Gestão do Conhecimento, considerando que as informações levantadas poderão a ser excelentesinstrumentos de comparação, alem de fornecer fontes de novas idéias. Desta forma espera-se a proximidade de boa parte dos movimentos e dos ambientes nos quais se produzem à criação, a retenção, o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos, movimentos que dão suporte a implantação de Gestão de Conhecimentos nas organizações.
Para Herotaka e Ikujiro o Conhecimento é uma mistura deexperiências, valores, informações, entre outros fatores que proporcionam e são responsáveis pelo crescimento intelectual e pessoal. A criação do conhecimento esta profundamente enraizada através de múltiplos/opostos, tácito/explicito, corpo/mente, inferior/superior, hierarquia força de trabalho, Oriente/Ocidente. Pode ser transmitido de pai para filho, ou pela busca de informações que são adquiridas pelaexperiência no decorrer da vida. No mundo Globalizado Gestão de Conhecimento vem conquistando seu espaço nas empresas que desejam sobreviver à perseguição dos concorrentes e inovando para obter sucesso e não perder seu espaço no mercado.
1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
A produção de novos conhecimentos é um processo que amplifica organizacionalmente oconhecimento criado pelas pessoas, o conhecimento no nível de grupo através do diálogo, discussão, compartilhamento de experiências. Este novo conhecimento é bem diferente da época industrial, por isso e importante conhecer a nova era do conhecimento nas empresas é adquirido através de informações.


2. Como fazer com que os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
As empresas...
tracking img