Gestao do conhecimento

Páginas: 25 (6013 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
(Questão 2)

Tudo que parece sólido desmancha no ar: indicadores na Gestão do Conhecimento

A busca por formas de medida em Gestão do Conhecimento – GC – e Inteligência Competitiva – IC – tem recebido cada vez mais atenção no mercado. As empresas buscam indicadores úteis nessa área, de forma a avaliarem e controlarem melhor suas iniciativas em GC e IC. Mas esta é uma busca árdua.

Oambiente de negócios é cada vez mais complexo. Há cada vez mais dimensões a serem consideradas em qualquer análise. Há cada vez mais variáveis externas à empresa, fora do controle dos executivos envolvidos em qualquer projeto. E mais, fontes potenciais de problemas surgem todos os dias na empresa. Isso tudo torna incerto o controle sobre os projetos e processos em qualquer organização. Em consequênciadisso, há uma demanda crescente por controle nas empresas. Isso acontece também com as iniciativas em Gestão do Conhecimento. E, já que o que não se mede, não se conhece, a questão de indicadores surge de forma recorrente.

Shakespeare escreveu, certa vez, que é lícito aspirar ao que não se pode alcançar –Péricles, Ato II, Cena I, 1609 –. Se assim for, mesmo que definir e utilizar indicadorespossa ser uma tarefa árdua, vale a pena tentar.

Esforço x resultado

Uma questão inicial que se coloca é a dos tipos de indicadores a serem utilizados: de esforço ou de resultados. Os indicadores que as empresas começam a usar em suas iniciativas em GC e IC, em geral, recaem numa dessas categorias.

Indicadores de esforço evidenciam iniciativas da organização em GC ou IC, mas semnecessariamente refletirem resultados estratégicos ou operacionais. São exemplos: quantidade de pessoas treinadas em GC, quantidades de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional etc.

Indicadores de resultado refletem o alcance de objetivos operacionais ou metas estratégicas, sem dependerem de forma exclusiva das iniciativas de GC. Podemos citar comoexemplos comuns: aumento de market share, aumento de produtividade, redução de reclamações de clientes etc.

Mas, na prática das organizações que temos podido acompanhar, o que acontece é o seguinte. Os indicadores comumente usados são inespecíficos. Ou se referem a esforço ou a resultados da empresa, mas não são específicos sobre os processos de GC ou IC em si. Os indicadores de esforço nãosignificam obviamente resultado (isto é, efetividade da GC). E os indicadores de resultados não dependem só da GC (entra também a situação macroeconômica, a cidade de investimento, etc). Por isso, na prática, temos usado um mix de ambos os grupos, mas analisando com muito cuidado os resultados, para não haver ilusão.

Quantitativo x Qualitativo

Outra questão inicial que deve ser tratada é a diferençaentre indicadores quantitativos e qualitativos. Muitas pessoas tendem a pensar apenas em indicadores quantitativos, mas há muitas situações em que o melhor – e, às vezes, o viável – é usar indicadores qualitativos.
Indicadores quantitativos são, em geral, expressos em quantidades e percentuais, sendo fruto de apurações, contabilizações e estatísticas. Dependendo da forma de captação primária,tendem a ser mais objetivos, parametrizáveis e comparáveis.

Indicadores qualitativos podem até ser traduzidos em números, quantidades e/ou posições em uma escala de valor, mas são, essencialmente, fruto de algum tipo de avaliação qualitativa decorrente da observação. Podem às vezes ser mais subjetivos, ou dependentes do observador, mas em muitas situações, simplesmente não é possível usar outrotipo de indicador.

São exemplos de indicadores quantitativos: quantidade / percentual de pessoas treinadas nas funcionalidades da intranet, quantidade de contribuições válidas à memória organizacional, percentual de redução do re-trabalho no processo.

São exemplos de indicadores qualitativos: nível de satisfação das equipes com a intranet, percepção do cliente em relação ao suporte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!