Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Andréa Aparecida Silva Muniz RA.332321
Amarildo Aparecido dos Santos RA.332378
Merlin Rosa da Silva RA.332374
Data: 18/06/2011.
Curso: Administração



Conceitos de Conhecimento, Criação Organizacional, sua importância para as empresas hoje e como podem ser utilizados nas organizações na prática.Introdução:



A Gestão do Conhecimento veio para fazer mudanças rápidas nas empresas. Essas mudanças estão ocorrendo no ambiente externo em múltiplas dimensões e em ritmo acelerado. Elas incluem novas formas de competição, globalização dos mercados e das cadeias de suprimentos, avanços tecnológicos, modificações nas forças de trabalho, etc. Com essasmudanças acontecendo, as organizações tem que se adequarem ao ambiente externo, pois é mudar ou morrer.
As empresas necessitam fazer mudanças rápidas e contínuas para enfrentarem o ambiente atual, é onde se investe na Gestão do Conhecimento. Novos conhecimentos têm que ser adquiridos, transmitindo-os dentro da organização, para uma melhor criação de produtos, serviços,tecnologias e sistemas, perpetuando-se no interior da empresa.
Nunca foi tão urgente e dramática a necessidade de conhecimento, de retomada de valores humanos, principalmente para aqueles que trabalham com tecnologia perecível como serviços ou produtos que envolvem informação. 
As empresas devem ter em mente que as pessoas são o maior patrimônio das empresas do século XXI, oséculo do conhecimento. O investimento é o melhor negócio.








Contexto:



Um novo tipo de gestão organizacional, onde os conceitos de aprendizagem contínua são desenvolvidos de uma forma sistêmica, tem sido implementado por diversas empresas. “Senge” apresenta um conjunto de cinco disciplinas de aprendizagem, que se desenvolvidas na organização,visam estimular a criatividade, o trabalho em equipe, habilidade para enfrentar desafios e adaptar-se às mudanças contínuas. São elas:
• Pensamento sistêmico
• Domínio pessoal
• Modelos mentais
• Visão compartilhada
• Aprendizagem em equipe


A adoção da abordagem sistêmica permite às organizações enxergar as estruturas sistêmicas pos trás decomportamento, capacitando os agentes a possíveis mudanças ao ambiente em que se trabalha e vive. È de vital importância que as cinco disciplinas se desenvolvam em conjunto para um mesmo resultado
Gerenciar a informação de uma empresa é cada vez mais difícil, pois a informação a cada dia fica mais abundante em quantidade e em meios de comunicação que possibilitam seuacesso. De qualquer forma, acessar um dado ou uma informação pode não ser suficiente, se este dado ou informação não agregar valor à organização.
Esta mudança de cultura implica em alterações nas regras de poder vigente nas organizações e somente aqueles que possuem total segurança sobre o que estão fazendo é que terão coragem de mudar, apostando que esta será a direçãocorreta. O líder na empresa precisa agora, mais do que nunca, entender o ser humano não mais como uma máquina para apertar parafusos e que deve utilizar o máximo desta máquina até que a mesma não sirva mais. O líder precisa agora considerar que o diferencial estará na capacidade de criar e alavancar resultados e isto poderá ocorrer à meia noite ou ao meio dia, o controle da hora não irá afetar oresultado, mas o controle do resultado irá afetar o sucesso ou não da empresa. Reconhecer que o homem e o seu conhecimento podem fazer a diferença entre ter sucesso ou não, mas na prática estamos na grande maioria das vezes em organizações totalmente imersas na Sociedade Industrial, onde controlar horários e tempo dedicado à empresa são mais importantes do que o resultado que as pessoas podem...
tracking img