Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exemplo: Segredos do mestre-padeiro

Socialização
Externalização
Combinação
Internalização

Socialização - Do Conhecimento Tácitopara Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de aquisição do conhecimento por meio da experiência compartilhada. Ocorre por meio da observação, imitação e prática.Socialização está associada a aprender pelo exemplo e a aprender fazendo. O engenheiro apreende o segredo do mestre-padeiro observando que ele estica e também torce a massa.
Externalização - DoConhecimento Tácito para Conhecimento Explícito
Externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos.Para converter o conhecimento tácito emconhecimento explícito são utilizadas metáforas e analogias.
Externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria o conceito novo.
O engenheiro anota como o mestre padeiro trabalha: asmáquinas de pão caseiro deveriam imitar a forma como o mestre padeiro mistura a massa.
Combinação - Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Explícito
Combinação é umprocesso de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento pré-existente. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito,indivíduos combinam conceitos através de meios como documentos, reuniões, e-mails, tel, etc.
O engenheiro discute com seus colegas como imitar o trabalho do mestre padeiro no projeto das novas máquinas de pãocaseiro.
Internalização - Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Tácito
Internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito que se converte emconhecimento tácito para o grupo e para a empresa (nova cultura, novos modelos mentais).
O conhecimento foi internalizado por todos os colaboradores da empresa, isto é, a empresa incorporou um...
tracking img