Gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Grupo

Titulo

Desafio de Aprendizagem Gestão do Conhecimento

Introdução

Este trabalho pretende falar sobre os conceitos de conhecimento, a criação do conhecimento organizacional, sua importância para as empresas hoje e como podem esses conhecimentos serem utilizados na pratica das organizações. O grupo deverá estudar os conceitos de conhecimento, de gestão doconhecimento, da espiral do conhecimento e suas etapas conforme apresentadas no Livro-Texto de Takeuchi e Nonaca, com liberdade de consultar outras fontes distintas que falem sobre o tema.
A importância desse trabalho se dá pelo fato de que ao concluí-lo, poderemos compreender melhor o que é Gestão do Conhecimento, como ele se dá na teoria e, principalmente, como ela é vista e aplicada na prática,nas organizações, agregando valor profissional e trazendo uma visão ampla destes temas para o conhecimento pessoal e para a organização a qual se presta serviço.

Conceitos de Conhecimento

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéias ou informação. É aquilo que se sabe ou aprende de alguém ou de algo. o conhecimento é um recurso intangível que se encontra especialmente na mente humana. Oconhecimento pode ser explícito implícito e tácito.
Conhecimento explícito: é todo aquele conhecimento que reside fora da mente das pessoas. É o conhecimento que pode ser expresso em palavras, números ou sons. Pode também ser compartilhado através de dados, formulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamentetransmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.
Conhecimento implícito : É o conhecimento que reside na mente humana podendo ser explicito a qualquer momento, transferido para o papel ou para outra mente através da comunicação.
Conhecimento Tácito: É o conhecimento que não está escrito e não pode ser traduzido em palavras. Um bom exemplo desse tipo de conhecimento é um bom jogador defutebol que mostra uma genialidade com a bola, mas não sabe passar esse seu conhecimento e habilidade para outra pessoa.
O conhecimento tácito, não é facilmente percebido e explicado, tendo em vista que ele é altamente pessoal e difícil de ser formalizado, o que o torna de difícil comunicação e compartilhamento. O conhecimento tácito tem suas origens nas ações e na experiência corporal doindividuo, bem como, em seus ideais, valores e emoções. O conhecimento tácito possui duas dimensões: a primeira é a dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecteção, identificadas muitas vezes como “Know-how’.
A segunda dimensão do conhecimento tácito encontra-se no âmbito da cognição do individuo. Ela consiste nas crenças, percepções, ideais, valores, emoções e modelosmentais que estão tão inseridos em nós que os consideramos naturais. Essa dimensão do conhecimento tácito, embora não possa ser percebida com muita facilidade, é ela que dá forma ao modo como percebemos o mundo em nossa volta.
Conforme consta na PLT, pg 20, o conhecimento não é explicito ou tácito. Ele é tanto um quanto o outro. Ele é paradoxal, pois aparenta ser dois opostos.

Criação doConhecimento

A criação do conhecimento ocorre através da conversão do conhecimento tácito em explicito, e vice-versa. O conhecimento pode ser convertido por quatro modos: 1) Por Socialização, através de tácito para tácito,. 2) Por Externalização, de tácito para explicito; 3) Por Combinação, de explicito para explicito; 4) Por Internalização, de explicito para tácito. Este ciclo é conhecido comomodelo SECI, espiral SECI ou processo SECI.
Através da socialização podemos compartilhar e criar conhecimento tácito através do compartilhamento de experiências diretamente. Pela externalização, podemos articular o conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Pela combinação, poderemos sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação. E por ultimo, pela internalização,...
tracking img