Gestao do conehcimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por volta do século XX a busca pela satisfação na qualidade de vida dos funcionários, passou a ser relevante para o cumprimento de metas e motivação,visando atingir cada vez mais a satisfação e qualidade dos serviços segundo pesquisas feitas em uma empresa de Western Electric Company ( Hawlthorne, Chicago) Mesmo após anos o desafio de tornar a qualidade de vida essencial dentro dasorganizações continua, deixar o pensamento de muitos que ainda o vêem como um modismo e não algo fundamental e beneficiário.O estudo também cita a questão comportamental dos empregados pois eles não agem isoladamente como individuas e sim como membros de um grupo, e esta sujeito a influencias diferente da idéia proposta pelo Teoria Clássica, que Poe o comportamento de individuo comparado a umamaquina.
A busca pelas condições dignas de trabalho foi evolutiva nas ultimas décadas, no inicio do século XVIII os funcionários eram proporcionados a extensas horas de trabalho, condições de trabalhos insalubres e muitas vezes faziam a mesma atividade repetitiva o dia todo, praticamente sem descanso. As maiores mudanças vieram a partir do século XX as condições são outras já temos uma carga horáriaestipulada. A redução de esforço, a questão da higiene e direito a férias, porém estamos sujeitos a competitividade, comprometimento e motivação, a qualidade de vida é fundamental na busca de um ambiente favorável para que o resultado e qualidade estejam ligados diretamente com o bem estar.

Para isso basta observar o se humano como um todo considerando as questões psicológicas e sociais, elesdefinem suas próprias regras de comportamento, seus valores, objetivos, expectativas e suas crenças assim se adaptando conforme o grupo que ele esta ligado. Cada pessoa possui sua própria personalidade e diferenciada dos demais, obtendo melhores resultados e dando o melhor de si.

A Qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que a empresa deixa de lado a preocupação apenas com oslucros financeiros e passa o foco para o bem estar do funcionário, a partir dai surgiram idéias e projetos que influenciam o desenvolvimento da empresa para que ela possa se expandir de acordo com os serviços oferecidos, levando em consideração a importância que cada funcionário tem dentro da organização, lembrando que quem produz também tem necessidades, que muitas vezes parecem pouco para os queo vêem e faz muita diferença para os que vivem no dia-a-dia, trazendo como resultado benefícios tais como:

Saúde física ou mental: deixando o conceito de que bem estar é apenas a saúde física e visível do ser humano.

Psicológicas: ver as necessidades de cada individuo no seu dia-a-dia tanto interno como externo, saber quais as dificuldades as necessidades de cada setor, buscar equipamentosque tragam a facilidade de excelência, juntamente oferecendo devidos equipamentos de proteção.

Administrativo: Voltar-se para os resultados, mobilizando recursos, aumento de produção pode ser mais simples quando os colaboradores se sentem motivados e importante para a empresa, mostrar que eles também participam do administrativo, que os resultados foram pela participação de todos. O ambienteempresarial está se tornando cada vez mais competitivo. Ocorrem mudanças na economia mundial, na tecnologia, na organização produtiva, nas relações de trabalho, cultura e na educação do país. Gerando impacto sobre a vida das pessoas, da sociedade e das organizações.

A Qualidade de Vida no Trabalho se preocupa com a eficácia na organização e com o bem estar do trabalhador, proporcionandomaior participação dos funcionários, fazendo a integração entre os colegas de trabalho e seus superiores. O bem estar do trabalhador, a eficácia organizacional e a participação de seus colaboradores nas tomadas de decisões e problemas de trabalho, são aspectos importantes para o envolvimento de pessoas em uma organização.

Cada pessoa tem que saber suas responsabilidades individuais, mas a...
tracking img