Gestao do conecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

Passo 1
Definição de Gestão do Conhecimento:

Gestão do Conhecimento é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar. A GC pode ser aplicada nas mais diversas esferas sociais, incluindo empresas privadas de qualquer porte, instituições de ensino e órgãos governamentais e que o conhecimento é o que faz a diferença em qualquer setor ou negócio. E nisso, aGestão do Conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas . Sendo assim,Gestão do Conhecimento “é uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados,documentos, procedimentos,bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades”.

* Para Nonaka e Takeuchi (1997, p. 280), “[...] é importante que a organização apóie e estimule as atividades de criação do conhecimento de indivíduos ou ofereça condições apropriadas para elas.”Assim, a criação do conhecimento organizacional, envolve “[...] um processo que amplia `organizacionalmente´ o conhecimento criadopelos indivíduos e o cristaliza no nível do grupo através do diálogo, de discussões, do compartilhamento de experiências ou da observação.”
(NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p. 280).

* Para Davenport e Prusak (1998, p. 63), “organizações saudáveis geram e usam o conhecimento. À medida que interagem com seus ambientes, elas absorvem informações, transformam-nas em conhecimento e agem com base numacombinação desse conhecimento com suas experiências, valores e regras internas.”Por sua vez, a gestão do conhecimento visa a aprimorar os recursos existentes na organização de forma orientada para o conhecimento e torna-se necessário estudar como este é gerido, mal gerido e não gerido nas organizações (DAVENPORT; PRUSAK, 1998).

Fonte de Consulta:A gestão do conhecimento na prática -Artigopublicado na Revista HSM Management 42 janeiro-fevereiro 2004
A Itaipu Binacional é um exemplo de como isso acontece. Estatal formada por Brasil e Paraguai, responsável por administrar a usina hidrelétrica, a Itaipu se preocupou há algum tempo com a preservação do conhecimento técnico estratégico de seus funcionários, especialmente daqueles envolvidos em atividades de manutenção que estavam próximos dese aposentar depois de uma carreira iniciada durante a construção da usina. A área de manutenção tende a ter um aumento progressivo da carga de trabalho motivado pelo esperado envelhecimento dos equipamentos. Diante disso, a empresa deu início a um projeto, em uma divisão da superintendência de manutenção, que objetivava a retenção de conhecimento e experiências adquiridas na execução dasatividades da área, para que estas continuassem a ser realizadas com excelência, reduzindo a rotatividade de funcionários. Logo no início, diversas práticas foram implantadas a fim de garantir a transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito. A maioria das práticas estava relacionada ao mapeamento do conhecimento do processo, cujo risco de ser perdido era alto.
Fatores de sucessoPerguntou-se aos executivos entrevistados quais eram, na opinião deles, os "fatores críticos de sucesso" em projetos de KM. Em primeiro lugar aparece o "patrocínio da alta gestão", seguido pelo "treinamento dos funcionários da organização".
Conclusões
Podemos afirmar que os executivos brasileiros das empresas pesquisadas possuem em geral uma percepção razoável da importância da gestão do conhecimentopara suas organizações. Acertadamente, a maioria deles acredita que a principal fonte de conhecimento de que podem dispor são suas próprias organizações. Vale ressalta, no entanto, que esse capital intelectual se encontra muitas vezes disperso, desorganizado ou inacessível. É interessante destacar ainda que, entre as ferramentas para promover a disseminação do conhecimento, os entrevistados...
tracking img