Gestao do canhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

















CARINA ALUX DE MORAIS – RA 4311802295


DEMILLA MORAES DE ANDRADE – RA 4300066093


JOAB LORRANE DE QUEIROZ – RA 4322809691














ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DO CONHECIMENTO










PROFº.








SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – 06 DE JUNHO DE 2012Índice


















































INTRODUÇÃO



Definição de Gestão do Conhecimento


A Gestão do Conhecimento, define-se como uma disciplina que vem aumentando cada vez mais a atenção nos últimosanos, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
O termo gestão possui o mesmo significado de administração e gerência, é um termo “genérico” que sugere a ideia de dirigir e de decidir. E decorrente também da informação, que, por sua vez deriva de conjuntos de dados,pode ser visto como conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema pré-existente, isso significa que as informações são transformadas em conhecimentopor meio da intervenção das pessoas, seja reconhecendo essas informações, seja integrando-as.
Para compreender Gestão do Conhecimento, deve-se iniciar descrevendo os conceitos de dado, informação,conhecimento, chegando por fim, ao processo de Gestão do Conhecimento. Dado pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” é, portanto, o processo sistemático de identificação, criação, renovação eaplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe. 

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes,concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la.

Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles;fazer com que as lideranças da organização comprem a idéia; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento. 
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos epodem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.






Comparação entre as definições de Gestão do Conhecimento
O tema gestão do Conhecimento, ainda se encontra em constante debate, e está sujeito á críticas e controvérsias, para um autor por exemplo, discuti a gestão doconhecimento a partir do debate vigente no contexto da aprendizagem organizacional.
Para outro autor, debates estariam em extinção, como a discussão entre, aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem. A gestão do conhecimento, ao contrário, seria um vulcão em erupção, pois tem muitas concepções, críticas e controvérsias.
Para facilitar o entendimento, os autores propõem o...
tracking img