Gestao de riscos

Páginas: 2 (405 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Gestão de Riscos: Fator Decisivo para o Sucesso do Projeto

Quando se realiza um projeto o objetivo é obter a satisfação do cliente, para obter esta satisfação há riscos, como: entregar no prazo, ocliente ficar satisfeito com o que lhe foi entregue, entre outros. Saber lidar com estes riscos é o diferencial para se obter sucesso ou fracasso do projeto.
A identificação dos riscos existentes emdeterminado projeto é chamada de Gestão de Riscos, esta servindo como suporte para resolvê-los. A Gestão de riscos diminui significativamente a probabilidade de o projeto não alcançar o resultadoesperado, assim, possibilitando a maximização de obter o resultado almejado por quem realiza este projeto.
A Gestão de riscos em primeiro lugar se preocupa em identificar os riscos possíveis do projeto.A responsabilidade de identificar os riscos engloba todo e qualquer participante do projeto desde os executivos seniores até os membros da equipe, o pessoal de vendas e demais interessados noprojeto. O reconhecimento de riscos pode se desenvolver em todo decorrer do projeto, pois com o desenvolvimento deste, surgem novas possibilidades de aparecer novos riscos.

Há diferentes tipos de riscos:Técnicos (Requisitos, Tecnologia, Complexidade e Interfaces, Desempenho e Confiabilidade e Qualidade), Externos (Subcontratados e Fornecedores, Regulamentações, Mercado, Cliente, Clima),Organizacionais (Dependências do projeto, Recursos, Financiamento, Priorização), Gerenciamento (Estimativas, Planejamento, Controle, Comunicação), estes são alguns tipos, podendo ocorrer algum diferente dostranscritos aqui.

Utiliza-se de medidas para evitar ou reduzir os riscos, isso ocorre na fase de tratamento. Nesta fase ocorre os planos de contingência, as ações para evitar os riscos, a transferênciados riscos para terceiros, etc. Com a prevenção ocorre mudanças no plano de gerenciamento para se manter longe da ameaça de tal risco. Os riscos nem sempre são eliminados por completo, mas com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de risco
  • Gestao risco
  • Gestão do risco
  • Gestão de Riscos
  • Gestao de risco
  • gestão de riscos
  • Gestão de Riscos
  • Gestao de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!