Gestao de risco

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
INTRODUÇÃO 2

Objectivo 2

METODOLOGIA 2

RESULTADOS 3

O Sistema Financeiro 3

Bancos 3

Intermediários financeiros 3

Informação económica 4

Custo de transação e Custos de informação 4

Sistema Financeiro Moçambicano 5

CONCLUSAO 7














INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objectivo obter conhecimentos sobre o funcionamento dosistema financeiro em geral e tambem em Moçambique ao longo dos anos, a actuação dos agentes economicos.
Este trabalho é constituído por duas partes, em que a primeira apresenta os aspectos gerais: uma breve abordagem da constituição do sistema financeiro, os diferentes tipos de instituições, mercados e instrumentos financeiros existentes, entre outros. A segunda é composta pela parte referenteespecificamente a Moçambique, destacando-se a evolução do sistema financeiro.


OBJECTIVO

• Obter conhecimentos sobre a estrutura do sistema financeiro



METODOLOGIA

Para a concretização do presente trabalho foi realizado o método de pesquisa bibliográfica ( livro e internet).












RESULTADOS



O Sistema Financeiro

O Sistema Financeiro é, em todo mundo,complexo em sua estrutura e função. Há muitos diferentes instituições: bancos, companhia de seguros, fundos mútuos, mercados de acções e bônus e assim por diante, e todos são regulamentado por governo.
O sistema finaneiro, desempenha um papel importante numa economia, na medida em que assegura o processo poupança-investimento, está entre os sectores da economia mais rigida regulamentada nosEstados Unidos bem como nos outros países desenvolvidos.

O sistema finaceiro, pode-se definir como sendo o conjunto de instituições da economia que auxiliam o encontro dos agentes que possuem poupanças – agentes superavitários, como os que necessitam de recursos – agentes deficitários, cujo principal objectivo é permitir o movimento de fundos emprestáveis entre eles.


Bancos

Os bancos sãomais importantes em países como a EUA, a França, e em paises em desenvolvimento, desempenham um papel ainda mais importante no sistema financeiro do que nos paises industrializados. O que faz com que os bancos sejam tão importantes para o funcionamento do sistema financeiro.


Intermediários financeiros

O sistema financeiro canaliza bilhões de dólares por ano de populares para pessoas comoportonidades produtivas de investimento. A categoria empréstimo é composta principalmente de empréstimo bancário, mas também inclui empréstimos feitos por outros intermediários finaceiros e outros inclui outros empréstimo.
A existência do sistema finaceiro está condicionado a implicações de mercado, tais como falha no canal de transmissão de imformação entre os agentes economicos e distanciamentodo mercado competitivo. A intermediação financeira surge, entao como um mecanismo para minimizar tais imperfeições, facilitando (intermediando) a alocação de recursos entre poupadores e tomadores de empréstimos e dessa forma, transformando aos investimentos produtivos e recursos necessários.
Os intermediários financeiros têm a capacidade de evitar o problema de free-rider vis-à-vis o riscomoral.

Informação económica


O acto de poupar é disjunto do acto de investir, isto é, o individuo que poupa em sua grande maioria não é o mesmo que realiza os investimentos produtivos. Assim, quando a economia se afasta do ambiente compectetivo, há perda de recursos para o sector produtivo pois os custos de transação e de informação envolvidas em uma transação podem somar quantias que podeminviabilizar as transações, portanto, a eficiência proporcionada pelo sistema financeiro reside exatamente na redução dos custos de transação e de informação no momento em que o contrato financeiro é firmado.


Custo de transação e Custos de informação

Os custos de transação são um grande problema nos mercados financeiro. Os custos de transação referem-se aos gastos envolvidos na transação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de risco
  • Gestao risco
  • Gestão do risco
  • Gestão de Riscos
  • gestão de riscos
  • Gestão de Riscos
  • Gestao de risco
  • Gestão de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!