Gestao de risco de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma introdução a questão regional no Brasil

Simone Pereira dos Santos*

Resumo

O presente artigo faz uma breve introdução sobre a questão regional brasileira, examinando os fatores que levaram a concentração e a desconcentração, e as desigualdades econômicas regionais no Brasil.

Palavras – chave: Concentração e desconcentração regional. Desigualdades econômicas regionais.

1 –INTRODUÇÃO

Um dos temas que tem se mostrado bastante polêmico no âmbito das ciências humanas e sociais é a questão regional. Não apenas pela permanente dificuldade em definir o que seja região, mas, também, pelos seus usos políticos cuja utilização, é privilégio do Estado no domínio do planejamento e da organização econômica do território (Vieira, 2006).
Neste artigo faz-se um debatesobre a questão regional no Brasil, enfocando duas abordagens: a neoclássica, centrada na teoria da localização e a heterodoxa, centrada na formação histórica e no desempenho do Estado.
O presente artigo tem como objetivo examinar a questão regional no Brasil analisando a desconcentração concentrada; a desconcentração poligonal e reversão da polarização; a desconcentração fragmentada; e adesconcentração e inflexão econômica regional. Dada a importância ao tema se torna necessário um estudo sobre a questão regional brasileira analisando a concentração e desconcentração regional no Brasil.
A metodologia utilizada será de pesquisa bibliográfica, ou seja, será um estudo organizado com materiais publicados relacionados ao tema, o trabalho terá
_______________________
* Graduanda emCiências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
como base dados exploratórios como livros, revistas, textos da internet, artigos, monografias, entre outras fontes existentes sobre o assunto.
Este artigo esta estruturado em três seções, alem desta introdução. A primeira seção apresentara a teoria da localização na abordagem neoclássica; a segunda seção demonstrara a questãoregional no Brasil na abordagem critica; e a terceira seção se encerra com as considerações finais, onde será feito uma analise do estudo abordado.

2 – TEORIA DA LOCALIZAÇÃO: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA

Uma alternativa para estudar a questão regional é defini-la no quadro da integração territorial, estudando a divisão social do trabalho, a concentração produtiva e a centralização financeira noterritório. Dentro da abordagem neoclássica, quando se fala sobre economia regional, se destaca a teoria da localização, que tem como referencia os autores Johann Heinrich Von Thunen (1783-1850), quando estudou as atividades agrícolas em torno de uma cidade. Esse autor criou uma teoria sobre os “anéis de Thunen”, onde cada cidade delimitaria a área de cultivo de um produto, com isso os preços dosprodutos sofreriam alterações de acordo com a distancia ao centro da cidade, gerando o custo de transporte (Breitbach, 1988; Goularti Filho, 2006; Pires 1998, Sousa 2007).
O autor Alfred Weber, também fala sobre o custo de transporte e associa a localização à forma de um triangulo, incluindo a localização da matéria-prima, posição do centro de consumo e oferta de mão-de-obra. Quando denominaforças aglomerativas, Weber toma como unidade de analise a indústria individual, o fator aglomerativo indica o ganho para uma empresa em termos de redução de custos dado por sua localização próxima a indústrias do mesmo ramo, o fator desaglomerativo mostra a redução das despesas de uma determinada indústria devido ao distanciamento de indústrias do mesmo ramo já estabelecidas. Weber diz que alocalização ótima esta quando ocorre um equilíbrio entre as três localizações, diminuindo assim o custo de transporte. Weber trabalha com a concorrência perfeita e coeficiente de produção fixa (Breitbach, 1988; Goularti Filho, 2006; Pires 1998, Sousa 2007).
Para August Losch (1906-1945), nem a minimização de custos, nem a maximização de receitas leva à localização ótima, o que é possível pela...
tracking img