Gestao de residuos e agua na industria siderurgica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto
Escola de Minas
DEAMB – Departamento de Engenharia Ambiental
AMB110 – Engenharia Ambiental Básica - T



Gestão de Água e Resíduos na Indústria Siderúrgica














Alunos: Haroldo Barros Júnior 10.2.1557
Jéssika Cosme 11.2.1122
José Lucas Galvão 11.2.1020
Lívia Mantovani Maestri 11.2.1202
Lucas Rocha Cobucci11.2.1301
Introdução

Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação de aços e ferros fundidos. O processo Siderúrgico está dividido em três grandes etapas: Redução, Refino e Conformação Mecânica. A redução é a etapa que visa transformar os minérios de Ferro em Ferro gusa (redução em alto forno) ou Ferro esponja (redução direta). O refino envolve os processos de transformaçãodos produtos da redução dos minérios de Ferro em aço, com composição química adequada ao uso. Por último, a conformação mecânica visa a transformação mecânica dos aços em produtos que possam ser utilizados pela indústria e envolve, de forma geral, a laminação, trefilação e o forjamento.
As usinas siderúrgicas podem ser classificadas quanto ao grau de integração, como: usinas integradas,semi-integradas e não integradas. As usinas integradas são aquelas que operam com processos de redução, refino e conformação na mesma planta, partindo do minério de Ferro para a produção do aço. As usinas semi-integradas são aquelas em que apenas as etapas de refino e conformação estão presentes, partindo do Ferro gusa, esponja ou sucata para a produção do aço. As usinas não integradas apresentam apenas umadas etapas do processo siderúrgico, que pode ser redução (produtores independentes de gusa) ou conformação (relaminadores de aço).
No Brasil existem hoje 29 usinas, administradas por 11 grupos empresariais. São eles: Aperam, ArcelorMittal Brasil, CSN, Gerdau, SINOBRAS, Thyssenkrupp CSA, Usiminas, VSB Tubos, V&M do Brasil, Villares Metals e Votorantim. O parque produtor é novo e passa por umprocesso de atualização tecnológica constante. Está apto a entregar ao mercado qualquer tipo de produto siderúrgico, desde que sua produção se justifique economicamente. Entre 1994 e 2011, as siderúrgicas investiram US$ 36,4 bilhões, priorizando a modernização e atualização tecnológica das usinas, atingindo uma capacidade instalada de 48 milhões de toneladas. O Brasil tem hoje o maior parqueindustrial de aço da América do Sul; é o maior produtor da América Latina e ocupa o quinto lugar como exportador líquido de aço e nono como produtor de aço no mundo.


Coprodutos e Aplicações

Os coprodutos são materiais que, juntamente com o aço, resultam do processo siderúrgico e para os quais foram desenvolvidas tecnologias que permitem sua utilização, de forma ambientalmente adequada, comomatéria prima ou fonte de energia na própria atividade geradora ou por terceiros.
O uso de coprodutos contribui para a sustentabilidade da indústria do aço, evitando a disposição de resíduos em aterros, reduzindo a emissão de CO2 e preservando os recursos naturais não renováveis.
Estudos e pesquisas já realizadas não só no Brasil como em outros países demonstraram concreta possibilidade de uso doscoprodutos da indústria siderúrgica em obras ferroviárias, rodoviárias, construção civil e na agricultura. O Centro de Coprodutos Aço Brasil – CCABrasil iniciativa que visa contribuir para a preservação dos recursos não renováveis e para o desenvolvimento do país, dá importante passo para fomentar o desenvolvimento de coprodutos que venha a atender, com qualidade e de forma sustentável, diversaspossibilidades de aplicações.
Ao produzir aço, as empresas geram co-produtos e resíduos. Os principais são a Escória de Alto-Forno, Lama de Alto-Forno, Escória de Aciaria e Coprodutos da Coqueira.
Na produção de ferro gusa nas unidades de Altos-Fornos, são reduzidos os óxidos contidos nos minerais de ferro e se separam suas as impurezas. Com a adição de fundentes (calcário e dolomita), mais as...
tracking img