Gestao de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O processo de planeamento é uma actividade que tem vindo a ser praticada desde que os povos começaram a pensar nas implicações futuras das presentes escolhas de acção. Uma das provas mais evidentes de trabalho planificado é o que podemos encontrar reflectido na construção das pirâmides e de outras grandes marravilhas do mundo antigo. É importante salientar que o significado dotermo foi mudando no decurso do tempo e a medida que as sociedades foram evoluindo como produto de conhecimento humano.

O planeamento nas suas formas primitivíssimas, era um dispositivo simples usado por indivíduos e pequenos grupos de tecnocratas que eram considerados e tidos como previlegiados, por serem detentores de altos conhecimentos científicos. Quando as sociedades se tornaram altamentemais organizadas, o planeamento passou a ser um dispositivo de liderança e administração e a sua utilidade tida como ferramenta de administração, também mudou.

É neste âmbito que a estratégia da Reforma do Sector Público foi oficialmente lançado pelo Governo em Junho de 2001, como colorário das Reformas Políticas, económicas e sociais iniciadas em 1975, com a criação do Estado Moçambicano. Amesma orienta instituições públicas a melhorar a qualidade de serviços das respostas do Estado á sociedade, através da adequação do funcionamento das instalações públicas aos desafios internos e externos que requerem uma cultura pública virada a integridade, transparência, eficiência e eficácia - II fase da Reforma do Sector Público (2006-2011:9).

O presente trabalho, pretende fazer uma análisecrítica do plano económico social do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica de Maputo (IFAPA), formas de sua implementação, suas metas, indicadores, formular propostas e soluções para as principais dificuldades no processo de implentação e baser-se-a na consulta bibliográfica do módulo V Políticas Públicas e Planificação.

Objectivos:
Geral
Verificar a adequação ouconsonância entre o plano estratégico e o plano operacional do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica de Maputo. (IFAPA-Maputo).
Específico
Análise critica do plano estratégico e sua implementação,
Verficar o cumprimento das metas com base nos indicadores,
Formular propostas e solução para as principais dificuldades no processo de implentação
Metodologia
Para a realizaçãodeste trabalho de pesquisa recorreu-se a consulta bibliográfica dos manuais fornecidos pelo Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) e o plano estratégico do IFAPA-Maputo.
Difinição de conceitos
Para melhor enquadramento do presente trabalho primeiro vou definir o operacionalizar alguns cconceitos que julgamos pertinente tendo em conta os objectivos pretendidos.
Plano – é um esquema parao cumprimento das metas que especifica a alocação de recursos necessários, programação, tarefas e outras acções Daft (1999:126).
Plano é ainda uma acção necessária para atingir os objectivos Vardoso, (2001:44). Consiste em determinar adiantadamente o que deve-se fazer e as metas a serem atingidas e de que maneira devem ser atingidas. Ela é feita antes da execução do trabalho para os outros porum especialista, inclui estabelecer o que deve ser feito, como, onde, quando e por quem, isto com mais detalhes. Deve-se fixar um tempo suficiente para que a planificação seja efectuada antes que a acção possa iniciar pois esta tem lugar antes da acção. Ela requer o uso de métodos de modo a evitar alguns factores que possam afectar negativamente.
Segundo DAFT, L. Richard (1999:129) define planosestratégicos como uma etapa de acção pelas quais a empresa pretende atingir as metas estratégicas. Um plano estratégico esquema que define as actividades das organizações e locação de recursos na forma do capital, pessoal, espaço e instalação.
Plano operacional - é ferramenta do gerente do Departamento para as operações diárias e semanais. DAFT, (1988:129). Estes planos são desenvolvidos nos...
tracking img