Gestao de qualidade

Gestão da qualidade total
A gestão da qualidade total (TQM ) consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM temsido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores,distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composta de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificadas de total porquecada empregado que participa é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa. Então a comunicação organizacional torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.
Os conceitos dessaprática administrativa foram desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran Feigenbaum e Crosby, nas décadas de 50 e 60, que encontraram no Japão o ambiente perfeito para oseu desenvolvimento deste conceito durante os anos que se seguiram.

Sendo assim, no início da década de 80, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelasprincipais indústrias japonesas, que antes tinham seus produtos conhecidos pela má qualidade e pelos preços baixos e que a partir dessa década chegavam com excelente qualidade e preços, relativamente, baixosnos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as economias de outros países. O conceito de qualidade apresentado pelos principais autores da área sãoos seguintes:
(JURAN,) "Qualidade é ausência de deficiências", ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade."
(CROSBY,) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." Asnecessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.
(DEMING) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de...