Gestao de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 3 – Premio Nacional da Qualidade

A Fundacao Nacional da Qualidade (FNQ), e uma entidade privada e sem fins lucrativos, foi constituída no Brasil em outubro de 1991 por 39 organizacoes privadas e publicas, para administrar o Premio Nacional da Qualidade (PNQ) e representa-los nos fóruns internacionais. A FNQ busca a gestão da qualidade nas organizações, baseado no modelo degestão referenciado nos Criterios de excelência (CE). Um modelo de gestão voltado para excelência do desempenho e aumento da produtividade.
Desde a sua criação, em 1991, a FNQ conduziu diversos prêmios e recebeu mais de 480 candidaturas, mais de 140 empresas receberam a visita dos examinadores, das quais receberam o Premio Nacional da Qualidade. Ate meados de 2010, empresas como AESEletropaulo, Suzano Papel e Celulose, Gerdau Acos Longos SA, Serasa, Xerox do Brasil dentre outras foram destaques pela excelência da gestão de praticas, resultados, produtos e serviços, gestão de qualidade, atingiram o nível de desempenho “classe mundial” e foram premiadas pelo Premio Nacional Qualidade.
Para este premio em 2010 subdivididos em cinco categorias de premiação (candidatura), considerandoporte e setor.
1. Grandes empresas que possuem 500 ou mais pessoas na forca de trabalho;
2. Medias empresas que possuem entre 100 e 499 pessoas;
3. Pequenas e microempresas que possuem 99 ou menos pessoas;
4. Orgaos da Administracao Publica Federal, poderes executivos, legislativo e Judiciario;
5. Orgaos do Direito Privada sem FinsLucrativos.
As organizações que desejarem participar do PNQ deverão apresentar um relatório de gestão abordando todos os itens de avaliação dos critérios de excelência. Ha uma banca responsável pela analise. Ao final, todas as candidatas recebem um relatório de avaliação com informações das pontuações de cada item e os pontos fortes e suas oportunidades de melhoria.
Em 1987 deu inicioa estrutura sistêmica do Malcom Balgride National Quality Award, (MBNQA, o PNQ americano), isso ocorreu pois um grupo de especialistas nos anos 1980, analisou diversas organizações de sucesso e identificaram características comuns que se diferenciavam de outras organizações. Concluindo-se que, os fundamentos estavam voltados a culturada da empresa e que todas as pessoas independentemente donível hierárquico eram envolvidas para formação de uma cultura de gestão volta nos resultados.
O modelo de gestão PNQ foi criado em 1991, a medida que novos valores de gestão sao desenvolvidas e identificados, os fundamentos da excelencia sao atualizados. Os que servem de referencial para os critérios de excelência do PNQ 2010 sao:
- pensamento sistêmico;
- aprendizadoorganizacional;
- cultura e inovação;
- liderança e constância de propósitos;
- orientação por processos e informações;
- visão de futuro;
- geração de valor;
- valorização das pessoas;
- conhecimento sobre o cliente e o mercado;
- desenvolvimento de parcerias;
- responsabilidade social.
O PNQ utiliza um modelo que contem oitocritérios de excelência:
1) liderança;
2) estratégias e plano;
3) clientes;
4) sociedades;
5) informações e conhecimento;
6) pessoas;
7) processos;
8) resultados.
A cada ano e em função do desenvolvimento de praticas avançadas de gestão e do próprio mercado, os critérios se alteram, deve-se procurar a publicação mais atualizada do PNQ.
Este modelo efacilmente identificado através do clico do PDCA – (P) Planejamento, esta ligado diretamente a liderança, estratégia e planos. Sao estabelecidas metas, as estratégias sao desdobradas em todos os níveis da organização e os recursos sao adequados de forma para garantir a implementação das estratégias. Na execução (D), as pessoas devem ser capacitadas e comprometidas para executar e gerenciar os...
tracking img