Gestao de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DA QUALIDADE
Busca a eficiência e a eficácia organizacionais. Abrange uma visão macro da existência humana, influenciando modos de pensar e de agir.
Os processos da gestão da qualidade possibilitam o aprimoramento das empresas, que a todo instante são impelidas a alterar suas sistemáticas e procedimentos na tentativa de obter maiores níveis de competitividade.
EVOLUÇÃO DO PROCESSO DEQUALIDADE
Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível, a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço ou a percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial.
A ampliação da abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode também ser percebida em responsabilidades que se agregam à área comoqualidade ambiental, qualidade de vida, ética e valores.
Segundo Garvin (2002) há várias classificações para os diversos períodos ou eras da qualidade. Cada uma delas tem suas peculiaridades, sendo:
• Inspeção.
• Controle estatístico da qualidade.
• Garantia da qualidade.
• Gestão estratégica da qualidade.

INSPEÇÃO
Nos primórdios da era industrial e até meados do século XIX, a inspeçãoera implementada segundo critérios especificados pelo próprio artesão e sua pequena equipe de colaboradores.
A inspeção formal só passou a ser necessária com o surgimento da produção em massa e a necessidade de peças intercambiáveis.
No início do século XX, Taylor, atribuiu maior legitimidade à atividade de inspeção, separando-a do processo de fabricação e atribuindo-a a profissionaisespecializados.
As atividades de inspeção se transformaram rapidamente em um processo independente e associado ao controle da qualidade.
A inspeção 100%, ou seja, a inspeção em todo o lote de produção, de inspeções parciais ou por amostragem, mas sem metodologia estruturada nem procedimentos confiáveis.
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
O “controle do processo” foi o fundamento para o desenvolvimento dastécnicas para controle estatístico da qualidade. Ao estruturar organizadamente as etapas que compõem a realização de um trabalho ou tarefa, é possível obter muitas informações sistematizadas e perceber pontos críticos, oportunidades de melhoria e, principalmente, as variações ou flutuações devidas a causas normais e as devidas a causas anormais ou específicas.
A “amostragem”, passou a serutilizada por motivos técnicos, econômicos, de prazo ou até quantitativos, onde realizar inspeções completas em todos os produtos era impraticável.
A inclusão de técnicas de amostragem gerou um grande avanço nos processos de qualidade, promovendo a rápida disseminação de cursos e a evolução de procedimentos, com aplicações cada vez mais confiáveis.
GARANTIA DA QUALIDADE
Ao final da II Guerra Mundial,a Qualidade já era uma disciplina bem aceita no ambiente organizacional, com técnicas específicas e resultados efetivos e com profissionais especializados.
Na metade da década de 1950 surge o TQC ( total quality control ), tornando-se o mais amplo conceito de qualidade, que consiste em:
• Abordar a qualidade desde a fase do projeto de desenvolvimento do produto, incluindo os aspectos funcionaise atributos de desempenho,
• Envolver todos os funcionários, de todos os níveis hierárquicos, assim como fornecedores e clientes, nos processos de melhoria da qualidade, objetivando o comprometimento e a confiança recíproca.
• Manter e aperfeiçoar as técnicas clássicas da qualidade existente.
O TQC requer que todos os colaboradores, participem das atividades de melhoria da qualidade.
Ocontrole estatístico do processo funcionava muito bem dentro dos limites de fábrica, mas pouco se conhecia quanto a pós-fabricação e ao uso, exceto pelos problemas relatados e resolvidos de forma usualmente reativa.
“Zero defeito” foi o ultimo movimento importante da era da garantia de qualidade; na realidade, o princípio do zero defeito é “fazer certo na primeira vez”.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA...
tracking img