Gestao de propinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dedicatória

Aos meus pais, por terem me trazido ao mundo e sobretudo por terem me educado, acarinhado e confiado, quero de hoje para sempre lhes dizer: “muito obrigado!”

Ao meu supervisor dr. Francisco Saiete, quero desde já expressar a minha alegria pela forma como soube atender ao meu problema. “Kanimambo dr!”

Aos meus amigos, colegas e conhecidos vai o meu “muito obrigado” portudo quanto cada um de vós representa na minha vida.

Especial agradecimento vai à minha família por ter sabido me compreender.

Declaração de honra

Declaro por minha honra que o presente trabalho é resultado de minha investigação e foi somente concebido para ser submetido como Trabalho de Fim de Curso no Instituto Médio Politécnico de Computação e Gestão.

(Amâncio Alexandre G.Chembane)

Maputo, Fevereiro de 2012

GLOSSÁRIO
CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; DCVE - Diagrama de Ciclo de Vida de Entidades; DD - Dicionário de Dados; DEA – Diagrama de Entidades e Associações; DFD – Diagrama de Fluxo de Dados; DSI – Desenvolvimento de Sistemas de Informação; DTE – Diagrama de Transição de Estados; ESI – Exploração de Sistemas de Informação; GSI –Gestão de Sistemas de Informação; JVM – Java Virtual Machine; Management Group); MOO – Metodologia Orientada a Objectos MySQL – My Structure Query Language; PSI – Planeamento de Sistemas de Informação; SADC – Comunidade de Desenvolvimento para a África Austral; SGBD – Sistema de Gestão de Bases de Dados; SI – Sistema de Informação; SIG – Sistemas de Informação Geográfica SQL – Structure QueryLanguage (Linguagem de Consulta Estruturada); TI – Tecnologia de Informação; TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação; UML – Unified Modeling Language (Linguagem de Modelação Unificada);

RESUMO
Este trabalho tem como tema Sistema de Gestão de Propinas e é uma ponte entre as componentes teórica e prática de planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas de informação.Diferentes metodologias, técnicas e ferramentas foram conjugadas com a finalidade de tornar possível o desenvolvimento de um produto de software capaz de “simular” um modelo informatizado de gestão de propinas escolares. A base exploratória desta obra centra-se no estudo de caso - Gestão de propinas no Colégio Arcoíris, onde a observação directa e participativa, entrevistas não estruturadas esemi-estruturadas constituíram a base das técnicas de recolha de dados/informação. Complementarmente, a componente prática deste trabalho voltou-se para a modelação e desenho do modelo informático de Gestão de Propinas, implementando a prototipagem como paradigma de desenvolvimento de software e UML como linguagem de modelação para a representação diagramática de diferentes fases do projecto. Noque concerne ao modelo de dados, aplicou o modelo relacional de base de dados, tendo como ferramentas de suporte o Sistema de Gestão de Bases de Dados MySQL e linguagem de programação Java na versão JDK1.6.14, com interfaces desenhados em NetBeans 7.0 IDE.

ÍNDICE DE CONTEÚDOS 1 INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 1

1.1 Motivação ......................................................................................................................................... 2 1.2 Definição do Problema ..................................................................................................................... 2 1.3 Objectivos......................................................................................................................................... 3 1.3.1 1.3.2 Objectivo Geral .................................................................................................................. 3 Objectivos Específicos....................................................................................................... 3

1.4 Resultados Esperados...
tracking img