Gestao de preço da super bock

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1. Breve História da Super Bock

Desde que foi lançada em 1927, a marca foi vivendo inevitáveis relançamentos, reposicionamentos e mais recentemente extensões de gama que permitem que hoje lidere o mercado das cervejas.

Os seus valores, designadamente a autenticidade, o convívio, a actualidade e amizade, são intemporais e universais.
A distribuição nem sempre cobriu todo o territórionacional. No princípio, a marca, produzida pela Unicer, estava apenas presente no Norte do país. Mas estudos de mercado da época indicavam que as zonas em que mais cerveja se consumia eram as faixas litorais e a sul de Coimbra.
Sendo assim, a Unicer cedo percebeu que, para alcançar a liderança, a presença em todo o país era uma opção fundamental. A Super Bock está agora presente em 95% dos pontos devenda em Portugal.
Para celebrar em grande o seu 75º aniversário, a Super Bock lançou em 2002, uma cerveja especial aniversário edição limitada.
Reforçando a imagem da marca, este pack personaliza, credibiliza e aproxima a marca dos seus consumidores, foi especialmente desenvolvido a pensar no contributo dos colaboradores da Unicer para o crescimento desta grande marca.

Transmite os valoreschave que a marca possui e que a tornaram, ao longo destes anos, em líder de mercado: Serviço, Dedicação, Rigor, Empenho, Convívio e Autenticidade.

Ainda para fechar em beleza as comemorações de data tão especial, a Super Bock foi a primeira bebida portuguesa a editar um livro, no qual retracta toda a riqueza historial da marca. "Dois dedos de espuma", foi o título dado a um livro que mais não édo que uma cuidada homenagem a todos aqueles que ao longo de 75 anos fizeram de Super Bock uma marca de referência em Portugal, dando um destaque especial ao consumidor.

Entre os factores que têm contribuído, ao longo dos anos, para o seu sucesso encontra-se a sua excelente qualidade, a adaptação ao paladar português, a distribuição alargada, a análise constante das preferências e tendênciasdos consumidores e uma estratégia de comunicação coerente.
É graças ao conhecimento profundo dos consumidores, efectivos e potenciais, que a Super Bock compreende e reflecte as aspirações dos vários tipos de consumidores.

1.2. Aspectos marcantes da marca
* Em 1927, nasce a marca Super Bock;
* Em 1927, a Super Bock ganha a primeira medalha de ouro no concurso Monde Selection de laQualité;
* Em 1995, é quando é realizado o primeiro Festival Super Bock Super Rock;
* Em 1998, a Super Bock patrocina a maior exposição do século, a EXPO 98;
* Em 2003, a Super Bock começa um ambicioso programa de inovação que foi revolucionar todo o mercado de cervejas e que deu origem ás super Bock Stout, Super Bock Bock Green, Super Bock Abadia e Tango;
* Em 2007, a Super Bocklança um novo produto no mercado, a Super Bock sem Álcool e a garrafa Super Bock em alumínio;
* Em 2008, é o lançamento da Super Bock Abadia Rubi e da Super Bock Abadia Gold, é o desenvolvimento do primeiro filme Super Bock em formato 3D Digital, e é também o lançamento da Super Bock XpresS em garrafa e restyling de imagem de toda a gama Super Bock;
* Em 2008, foi realizada a 14ª edição deSuper Bock Super Rock, com concertos no Porto e em Lisboa, em que se destacaram bandas como os Jamiroquai, Iron Maiden, Beck e Mika;
* Ainda em 2008, a marca Apoiou o Festival do Sudoeste, o Super Bock Surf Fest e também o Festival Marés Vivas, entre outros eventos musicais. Ainda neste mesmo ano a Marca Super Bock criou um novo formato de Festival, o Super Bock in Stock;

1.3.Impacto da Marca Super Bock
A marca Super Bock é a marca líder, tanto em quota como em notoriedade e imagem, é uma marca conhecida por 100% dos consumidores de cerveja, é uma das marcas normalmente consumida por 67% dos consumidores, é a marca preferida de 52% dos consumidores, e é também, a marca que regista maior índice de fidelidade, ou seja 69%, (segundo dados Nielson Omnibus, Março de 2008)....
tracking img