Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS




Elaine Fernandes Rosa - RA: 5567145156
Erika Gonçalves da Silva – RA 2321375054
Fabianne Maria Alves - RA: 5534112572
Maria Aparecida Rodrigues Nogueira - RA: 5531112253
Michele Mara de Sá dos Santos Araujo – RA 2307353157





ATPS
GESTÃO DE PESSOASTrabalho apresentado como requisito parcial de avaliação ao Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos -  ano 2013.


Universidade Anhanguera – Uniderp
Professor: Dante Bonetti de Freitas
Professor Tutor: Betania






ANÁPOLIS
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 5PLANEJAMENTO ESTRTÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS 6
PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS 7
ETAPA 2 9
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 9
ETAPA 3 13
ETAPA 4 FINAL 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18



INTRODUÇÃO


A administração de recursos humanos tem fundamental importância nas organizações, com os objetivos organizacionais ligados aos objetivos da administração derecursos humanos que tem como responsabilidade a entrada do fator humano na empresa.
Os recursos humanos na organização fizeram grandes evoluções todas relacionados ao desenvolvimento das pessoas na organização. Com os objetivos de atender as necessidades da organização, estudos eram voltados para as tarefas e estruturas dentro da organização, que foram substituídos, pois passaram a mostrar quea capacidade de sobrevivência das empresas dependia das habilidades e competências das pessoas. Para garantir sobrevivência e competitividade das organizações foram necessário elaboração de técnicas, processos, para integrar pessoas com perfil e habilidades relacionadas às características produtivas das organizações.
Um dos aspectos importantes da dinâmica organizacional e a rotatividadede recursos humanos ou turno ver, pois vem sendo um acontecimento freqüente nas organizações gerado pela flutuação de desligamentos e admissões em relação ao número médio de participantes da organização em determinado período. Um alto índice de rotatividade pode gerar problemas de qualidade dos serviços, baixa produtividade e resultar em danos financeiros para a organização.
Aadministração de recursos humanos tornou-se o principal responsável pelo bom desenvolvimento e desempenho da organização, pois possui ferramentas importantes para redução do índice de rotatividade. A estrutura junto à cultura organizacional bem definida são fatores importantes para a eficácia das contratações de novos funcionários aliado ao um plano de recrutamento e seleção desenvolvido por um profissionalqualificado de recursos humanos. As técnicas de recrutamento e seleção tornaram indispensáveis no planejamento estratégico dos recursos humanos de qualquer empresa. Por outro lado a ineficiência desse processo vem trazendo grandes prejuízos à empresa, alto índice de rotatividade, aumento substancial dos custos de recrutamento alem de comprometer a empresa com funcionários poucos qualificados.A justificou esse estudo baseado na necessidade de acompanhar o mercado que vive, em uma grande oscilação a palavra de ordem é austeridade administrativa, ter na empresa a área de gestão de pessoas com profissionais competentes e processos eficazes para garantir que o perfil e as competências dos novos colaboradores sejam similares as necessidades estratégicas da empresa. Além de melhorar oíndice de rotatividade de colaboradores, garantindo maior investimento aos colaboradores por parte da empresa. Avaliar e diagnosticar as causas dos colaboradores deixarem a empresa, se esta ocasião é direcionada pela insatisfação dos mesmos ou pela gestão de pessoas, sendo capaz de proporcionar através dos resultados obtidos conhecimento das causas e para elas ações para retenção de talentos...
tracking img