Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE MASLOW

A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nívelmais alto.Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.A hierarquia de necessidades de Maslow
Para tanto, Maslow definiu uma série de cinco necessidades do ser, dispostas na pirâmide abaixo e explicadas uma a uma a seguir:

Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as desegurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação.
1°. Necessidades de auto-realização: trabalho criativo e desafiante; diversidade e autonomia;participação nas decisões;
2°. Necessidade de estima: responsabilidade por resultados; orgulho e reconhecimento; promoções;
3°. Necessidades sociais: amizade e colegas; interação com clientes; gerente amigável;
4°. Necessidades de segurança: condições seguras de trabalho; remuneração e benefícios; estabilidade no emprego;
5°. Necessidades fisiológicas: intervalos de descanso; conforto físico;horário de trabalho razoável;
Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.Nem todas as pessoas conseguem chegar ao 1°nível.Quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades localizadas nos primeiros níveis passam a dominar o comportamento.
TEORIA ERG DE CLAYTON ALDERFER
A Teoria ERG ou ERC em português vem da abreviação de existence (E) ou existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente às necessidades derelações pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C). Clayton Alderfer propõe certas mudanças à Pirâmide de Maslow referidas aos níveis de necessidades das pessoas, que devem se ter em conta no âmbito da motivação:
- Necessidades de Existência ou Existenciais (E)
Necessidades básicas. Consideradas por Maslow como fisiológicas e de segurança.
- Necessidades de Relação (R)Estas necessidades requerem, para sua satisfação, da interação com outras pessoas.
- Necessidades de Crescimento (C)
Desejo de crescimento interno das pessoas. Incluem as necessidades de estima e a de auto-realização.
Tais necessidades devem ser satisfeitas simultaneamente.

TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG
Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar ocomportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que contribuem para o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais.
Esses dois fatores são independentes e na se vinculam entre si. Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Ooposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas ausência de satisfação profissional.
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
- A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes: o conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pala pessoa.
- A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou...
tracking img