Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRESSA AISA
TATIANE DENOBI

ESTAGIO III - TC
GESTÃO DE PESSOAS

Apucarana
2011

ANDRESSA AISA
TATIANE DENOBI

ESTAGIO III – TC
GESTÃO DE PESSOAS

Pesquisa apresentada a disciplina de Estágio III, do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Apucarana , com o objetivo de obtenção de conhecimentos e nota parcial.

Docente Célia Rando

Apucarana2011
SUMÁRIO


1 GESTÃO DE PESSOAS..........................................................................3
1.1 Cultura Organzacional......................................................................3
1.2 Gestão de Pessoas..............................................................................4
1.2.1 Recrutamento eSeleção.................................................................5
1.2.2 Avaliação de desempenho................................................................6
1.2.3 Tipos de Remuneração......................................................................6
1.2.4 Motivação..........................................................................................8
1.3Liderança..............................................................................................8
1.3.1 Tipos de liderança............................................................................9

REFERÊNCIAS.......................................................................................11
















1 GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de pessoas é uma associação de habilidadese métodos, políticas, técnicas e praticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como as pessoas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas em um ambiente de trabalho num climaorganizacional adequado. Gerir pessoas significa hoje o envolvimento e o desenvolvimento dos mesmos.
Função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam na organização para o alcance dos objetivos individuais e organizacionais. Visa substituir Administração de recursos humanos que designa os modos de lidar com as pessoas apenas como recursos e na gestão de pessoas procuram designar as pessoasque trabalham nas organizações não mais como empregados ou funcionários e sim como cooperadores ou parceiros. (GIL, 2009, P.18)
Muitas organizações ainda classificam seus funcionários em mensalistas e horistas para separar o pessoal que trabalha nos escritórios e nas fabricas, algumas cometem o absurdo de chamá-los de Mao de obra direta e indireta. A maneira como as organizações denominam aspessoas que nelas trabalham tem um significado importante: essa denominação sinaliza claramente qual é no papel e o valor que elas atribuem às pessoas. (CHIAVENATO, 2010, P.5)

2.1 Cultura Organizacional
São normas e valores compartilhados pelos colaboradores que ajudam a determinar quais comportamentos são apropriados ou não. Entendemos que esta cultura se transforma, envolve esforço, tempo,termino das tarefas, qualidade e conseguir transformar atitudes individuais em empenho coletivo, respeito as diferenças individuais, sendo a liderança um componente importante, ela revela caráter normativo, funcionando como um filtro para aquilo que os novos membros deverão sentir, pensar e perceber. É responsável pelo sucesso de uma organização, pode ser criada, modificada ou ate mesmodestruída. Cultura organizacional é confiança, colaboração, aprendizado, perspectiva sistêmica e tempo.
Cultura refere-se aos hábitos e comportamentos de um grupo ou sociedade, modo pelo qual comportamento das organizações varia culturalmente, diferenças têm sido encontradas nos valores, atitudes e comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho principalmente no que se refere ao trabalho...
tracking img