Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de pessoas
 
O assunto Gestão de Pessoas é bastante complexo. Pode-se definir os elementos principais e os principais atributos de um líder de pessoas moderno . Num sentido mais amplo devemos saber quem seria o nosso funcionário(liderado) ideal, descrevendo sua aparência, seu univorme(se tiver), seu comportamento, conhecimento, etc. No próximo capítulo vai estar mais detalhadamente asatribuições e as principais características do líder moderno. Numa coordenação de pessoas devemos saber das pessoas coordenadas os seguintes itens:
 
1. Valores;
 
2. Cultura;
 
3. Conhecimento;
 
4. Talentos;
 
5. Defeitos;
 
6. Inovação;
 
7. Fazer da pessoa um “Micro Projetista”.
 
1. Valores
 
Valores são todas as crenças do indivíduo. Os valores definem as seus pensamentos,que por sua vez os pensamentos definem as suas ações. Nos valores as pessoas determinam o que é certo ou errado e têm conceitos pré-definidos.
 
2. Cultura
 
A cultura no tocante ao gerenciamento e liderança de indivíduos e organizações.
 
Deve-se observar primeiramente o continente, depois o país, depois a região do país, depois os estados, e por fim a cidade e o bairro. Para facilitar otrabalho pode-se utilizar por regiões. Um exemplo é Norte Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul, sendo que assim já obtemos uma boa regionalização.
 
3. Conhecimento
 
Conhecimento ou capital intelectual é todo o conhecimento adquirido na vida de uma pessoa. Ele muitas vezes não depende da idade, sexo, estado civil ou localidade.
 
Atualmente, as empresas estão procurando formas de medir ocapital intelectual de forma que ele contribuia para o crescimento das organizações.
 
4. Talentos
 
Cada indivíduo tem as suas qualificações.  O desafio moderno é que todo o potencial de um indivíduo seja aproveitado satisfatoriamente.
 
5. Defeitos
 
A pessoa que reclama de tudo, que coloca defeito em tudo está atualmente no rol dos “Problemáticos”. Cada caso deve ser analizado com cuidado ena maioria das vezes deve-se ser enérgico ou procurar incentivar a esta pessoa novos canais em que ela deva orientar seus impulsos. Para se antecipar no relacionamento e coordenação de pessoas devemos saber seus defeitos, não de forma a condená-las mas que ela venha a se corrigir para evitar eventuais transtornos. Neste ponto deve-se ser imparcial e ter “olho clínico” para observarcomportamentos,  atitudes,  “tiques”, etc. Por exemplo a medicina atual descobriu mais de 30 faces de um recém nascido que cada uma representa um estado. Feliz, com fome,  feliz, triste,etc. Uma boa dica é a pupila dos olhos e a posição de mãos e braços.
 
6. Inovação
 
Dizia Einstein que “A criatividade é mais importante que a inteligência”.
 
Pois então todo indivíduo tem a sua capacidade criativa ou deinovação. O que acontece é que em muitos ambientes somente o dono ou o gerente pode dar opinião e os demais colaboradores são restringidos do processo criativo. Pode-se por exemplo a sugestão de um faxineiro que pode economizar para a companhia milhões de reais por ano. Outro desafio seria motivar o indivíduo a ser criativo e remunerar esta criatividade.
 
7. Fazer da pessoa um “Micro Projetista” 
Todo indivíduo é responsável. Partindo-se desta premissa pode-se concluir que os colaboradores sabem o que estão fazendo e conhece como é feito qualquer processo a eles designado. Por exemplo um vendedor conhece os seus clientes, seu potencial de compra, seus hábitos, ou seja ele movimenta dinheiro. Neste caso pode-se utilizar uma ferramenta de Crm ou se ele tiver uma folha de papel com osclientes potenciais também serve. A melhor ferramenta de relacionamento e de projetos, por incrível que pareça não está ligado à tecnologia.  Está mais para filosofia do que tecnologia. Por exemplo a melhor ferramenta do cabelereiro é a sua agenda. Ali ele sabe todos os gostos dos clientes e até detalhes pessoais deles. É bom saber avaliar a capacidade administrativa de cada pessoa, pois assim...
tracking img