Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E PSICOLOGIA DO TRABALHO

AMANDA GUTIERRIZ RU19190

DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto.Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo.
Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente saudável, e o quanto isto depende de cada um.
O relacionamento interpessoal envolve o conhecimento de relações internas do próprio “eu”, como por exemplo, o autoconhecimento desentimentos, as respostas emocionais, a auto reflexão, o processo de pensamento e outros fatores que podem mexer com a gente.
Relacionamento Interpessoal é a maneira pela qual o individuo percebe a necessidade do outro e sabe como lidar com essa necessidade, buscando sempre uma convivência saudável para ambos.
"Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relaçõesinterpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação."(Desenvolvimento Interpessoal Fela Moscovici, 2002)
Todas as relações humanas envolvem comportamentos, sejam eles adequados ou inadequados. Na verdade, relacionamento envolve sentimentos e emoções, melhor ainda seria dizer que todo contato da pessoa com a realidade envolvesentimentos e emoções. Para o bom relacionamento deve-se começar procurando entender o relacionamento da pessoa com o seu próprio mundo e consigo mesmo. querer ser, é desejar verdadeiramente optar pela mudança, se isso for realmente o que se quer.
Dentro do relacionamento Interpessoal se fosse possível vivermos sem conflito, seria necessária uma perfeita combinação daquilo que queremos com aquilo quedevemos, juntamente com aquilo que conseguimos.
Como percebem o conflito tem origem no relacionamento interpessoal.
“O homem é um ser social e viver em sociedade significa conviver com regras, culturas ou conservas culturais que são consideradas as amarras, conforme cita Jacob Levi Moreno em sua teoria do Psicodrama, onde ele fala que o homem em sua vida aprende e assume diversos papeis (de vida,profissional e social) e a sua busca pela espontaneidade é saber relacionar-se com outros em situações da mais diversas com tranqüilidade, bom senso, maturidade e criatividade é um constante exercício para a competência do relacionamento interpessoal.
O conflito nas organizações é algo freqüente, pois as organizações são formadas por inúmeras pessoas e, como vimos pessoas são diferentes, então oconflito está no dia-a-dia das relações de trabalho, portanto, faz parte do desenvolvimento profissional saber identificar estas situações e buscar solucioná-la de forma adequada.
Para Vezzulla (1998, p. 18) há duas categorias de conflitos: 1) conflito interpessoal, é aquele que está inserido nos relacionamentos e 2) conflito intra-psiquico, é aquele que ocorre no interior do próprio sujeito, éa posição contraditória entre um querer consciente e uma conduta contrária.
Para o autor estas categorias de conflitos se subdividem em quatro formas de manifestações, que são: 1) conflito manifesto: é o conflito aberto ou explicito que todos vêem e que aparece. 2) conflito oculto: é aquele que fica latente, que é implícito ou negado, que não é visto ou percebido. 3) conflito real: quando há umareal oposição de desejo e direto, todos o percebem, pois há algo concreto que o causou. 4) conflito falso: onde há alguma falha de comunicação ou de entendimento, permanece até que as coisas sejam esclarecidas.
Os sujeitos do conflito são denominados partes. Este termo é empregado para designar indivíduos ou grupos de indivíduos que entre os quais o conflito tem lugar. Muitas vezes, o...
tracking img