Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS 2 / RESUMÃO: PROVA 1º GQ – 1ª CHAMADA: TEMAS PARA A PROVA:

I. RH ESTRATÉGICO / NOVAS PERSPECTIVAS DE RH:

1. OBJETIVOS: Aborda os processos de RH - provisão; aplicação; remuneração; desenvolvimento; manutenção; monitoração - num MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA. É a Gestão de: negócios, informação, conhecimento, processos, cada vez mais necessária para desenvolverhabilidades de gestão na atualidade. A gestão de pessoas, que se tornou importante não somente para os profissionais de Recursos Humanos (RH), mas para todos aqueles que ocupam algum cargo de liderança, na tarefa de lidar, liderar, conviver e gerenciar pessoas.

2. Gestão estratégica de pessoas:
* O RH evoluiu: do papel burocrático de gerir olha de pagamento e contratações, para um modelo degestão estratégica de pessoas, no qual as pessoas são vistas como ativos integrantes da organização e fundamentais para o alcance dos objetivos organizacionais, bem como, dos pessoais, contribuindo para que a organização prospere, e esta ajudando no desenvolvimento das pessoas. Trata-se de um processo estruturado de interação das pessoas, entre si, e com a organização, construindo um projetocoletivo de desenvolvimento. Na gestão estratégica os funcionários são considerados partes integrantes da existência da empresa. Há uma configuração de compromisso mútuo, neste sistema o empregado não é tido como um custo para a organização, mas um ativo a ser desenvolvido.
* A Área de RH Estratégico passou a atrair, reter e motivar as pessoas.
* Propicia o comprometimento das pessoas com amissão, a visão, os valores e a estratégia da organização.
* RH estratégicos revela o poder das táticas de RH em influenciar não apenas o desempenho individual, mas também o da empresa, oferecendo estratégias possíveis que produzam resultados palpáveis desde a produção até a sala da diretoria.
* Os profissionais de RH da atualidade devem:
* Estimular a construção de relacionamentosconfiáveis;
* Conhecer os negócios o bastante para se engajar nas discussões;
* Certificar-se de que os sistemas operacionais básicos de sua área estão desenhados corretamente;
* Participar dos processos tanto de elaboração como de execução das estratégias;
* Conhecer a teoria e as ferramentas necessárias para identificar e administrar um talento;
* Possibilitar que, as coisasaconteçam de maneira certa, no momento correto.

3. Processos da Área de RH:
* Provisão: recrutamento e seleção:
* Recrutamento: Conjunto de técnicas que visa atrair candidatos para abastecer o processo seletivo, mediante o recebimento de currículos. É o processo de divulgação das oportunidades (vagas) ao público externo, isto é, comunica e divulga as vagas, atraindo força de trabalho.* Recrutamento Interno: atua sobre os candidatos que pertencem aos quadros da empresa. Funciona através da oferta de promoções (nível acima) e transferências (no mesmo nível). Aproveita o potencial humano da própria organização.
* Recrutamento Externo: está focado em adquirir competências externas. Enriquece o patrimônio humano da empresa, introduzindo novos talentos.

* Seleção: É oprocesso de filtração (comparação e escolha: tomada de decisão) realizado após os trabalhos de recrutamento. É quando ocorrem os procedimentos de dinâmicas de grupos, entrevistas, provas seletivas, dentre outras atividades, de acordo com os critérios estabelecidos pela organização.
* Uma seleção estratégica começa por conhecer os valores, as crenças, da pessoa que se está pleiteando para ocargo.
* Identificar e localizar as características almejadas: atenção concentrada ou detalhada – tarefas iniciadas e terminadas – facilidade de coordenação – colaboração – cooperação.
* Bases para a seleção: variáveis independentes (informações sobre o cargo) e dependentes (informações sobre o candidato).

* Aplicação: O gestor de RH verifica se o trabalho está evoluindo, da forma...
tracking img