Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |

Disciplina: Gestão de Pessoas I
Curso: Gestão de Pessoas
Professor : Elaine Cristiane Surian
Nome do aluno: Marilise Cardozo
Data: 25/03/12

Orientações:
▪ Procure oprofessor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.


Em nossa disciplina de Gestão de Pessoas I temos estudado sobre a evolução histórica daGestão e Pessoas, as mudanças ocorridas e implementadas por muitas organizações que buscam manterem-se ou destacarem-se nesse cenário competitivo que vivenciamos.

Esta avaliação focaliza alguns pontos relacionados a esses assuntos estudados.
Siga os passos:

1º) Leia o o artigo “Comprometimento organizacional: Um estudo de caso no supermercado ‘Beta’”, disponível na midiateca ou no link:http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/revistagi/article/view/146/142

2º) Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qp-VmVHp4fY

3º) Com base no artigo, no vídeo e no livro didático da disciplina de Gestão de Pessoas, leia as questões abaixo e as responda com atenção .

a) Considerando os dois personagens, João e Juca:
- Qual dos dois demonstra estar comprometido com aempresa?
Juca
- Por quê? Justifique a resposta com base em argumentos teóricos.
João apesar de ter 20 anos de casa, sério e dedicado, não é proativo, não tem atitudes e não aproveita as oportunidades para agregar valor a empresa.
O sucesso de uma organização depende cada vez mais do conhecimento, das habilidades, criatividade e motivação dos seus colaboradores. O sucesso das pessoas, por suavez, depende cada vez mais de atitudes voltadas à criação e ao aproveitamento de oportunidades para aprender e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Juca por sua vez, tem estas características positivas e por isso vem sendo reconhecido pela organização.
O importante agora não é somente conseguir um emprego, mas assegurar a empregabilidade: tornar-se emanter-se empregável ao longo do tempo apesar das mudanças na natureza do emprego.
A competitividade está exigindo de cada pessoa um incessante investimento em sua carreira e em sua preparação e qualificação profissional.
Para Chiavenato (2003), a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa. Significa a capacidadede conquistar e de manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa.

(Sua responda deve ter entre 15 e 20 linhas) (2,0 pontos)

b) Com base na leitura do artigo sugerido acima, relacione a situação do personagem Juca com uma das dimensões do comprometimento, apontadas por Meyer e Allen (1993). Defina esta dimensão e explique como se relaciona a Juca. (Sua resposta deve ter entre 15 e 20linhas) (3,0 pontos)
Juca se enquadra na dimensão do Comprometimento Afetivo, apontada por Meyer e Allen (1993).
Seu chefe solicitou para consultar se na quitanda vendia o abacaxi, ele prontamente foi até o local e trouxe todas as informações possíveis do que se referia a fruta, conseguiu identificar oportunidades através do seu conhecimento, suas habilidades, atitudes e comprometimento com aempresa.
Representa algo além da simples lealdade passiva, envolvendo uma relação ativa, na qual o indivíduo deseja dar algo de si para contribuir com o bem-estar da organização. Segundo Meyer e Allen, “Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem (...)”.


c) Que estratégias a empresa onde trabalham João e Juca poderia desenvolver afim de gerar...
tracking img