Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1. Definição: A administração ou gestão dos recursos humanos é uma especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de pessoal de uma organização. O processo de recursos humanos começa na verdade, com o planejamento de recursos humanos. É nesse ponto que a administração descobre se precisará contratar mais gente ou, secom excesso de pessoal, precisará dispensar funcionários. Independente do tamanho da organização, mesmo as de pequeno porte, têm uma função de recursos humanos. Nem todas têm um departamento de recursos humanos formalmente estruturado. Nesses casos, a função de recursos humanos é administrada pelo proprietário ou administrador geral ou por um funcionário diretamente ligado a ele.

2.Planejamento de recursos humanos: Processo pelo qual a administração assegura que dispõe de quantidade e tipo de pessoal correto nos lugares adequados e nos momentos exatos, capazes de concluir com eficácia e eficiência as tarefas que ajudarão a organização a alcançar seus objetivos globais. 2.1. Análise de cargos e salários Este é um processo que visa definir os cargos no interior da organização e oscomportamentos necessários para desempenhá-los. Permite analisar quais são os conhecimentos mínimos, aptidões e habilidades necessárias para o adequado desempenho desse cargo. A coleta de informações por meio da análise de cargos permite à administração redigir tanto uma descrição de cargo como uma especificação do cargo. A especificação do cargo estabelece as qualificações mínimas aceitáveis que umfuncionário deve possuir para desempenhá-lo a contento. A descrição do cargo é a declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado.

2.2 Recrutamento: Se os gerentes descobrem que estão em escassez de pessoal, precisam começar a procurar candidatos capacitados para preencher as vagas. Recrutamento é o processo de localizar, identificar e atraircandidatos qualificados.

2 O processo de recrutamento pode ocorrer por indicação (rede de relacionamentos network), convite, jornais, empresas e entidades especializadas. Os candidatos podem ser localizados em diferentes fontes como: funcionários atuais, funcionários de referência, exfuncionários, anúncios, agencias de empregos, recrutamento nas universidades, clientes e fornecedores, entre outros. Orecrutamento deve procurar atrair pessoas qualificadas (capacidade teórica, conhecimento prático e experiência profissional) e, pessoas polivalentes (responsáveis, organizadas, dinâmicas, persistentes, que buscam desenvolvimento e ascensão profissional, bom relacionamento interpessoal). 2.3 Seleção: A seleção é um exercício de previsão. Ela busca prever quais candidatos serão bem sucedidos secontratados. O sucesso nesse caso significa desempenhar bem os critérios que a administração utiliza para avaliar seu pessoal. Seleção é o ato de triagem, de como escolher, dentre os recrutados, o melhor candidato e o mais bem, qualificado para desempenhar o cargo. Existem alguns mecanismos que podem auxiliar os gerentes no processo de seleção, reduzindo assim erros de aceitação como: • • • • • A fichado candidato; Teste com Lápis e Papel; Testes de Simulação e Desempenho; Entrevistas; entre outros.

Após a seleção dos candidatos aprovados providencia-se o registro de acordo com as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Toda a empresa é obrigada a registrar seus empregados em sistemas eletrônicos, livros ou fichas de modelo oficial, que serão autenticados e legalizados porórgãos públicos. Pela CLT, empregador é a pessoa física ou jurídica que desenvolve uma atividade econômica e para tanto admite pessoas (trabalhadores), paga-lhes um salário e administra seu desempenho ocupacional. O contrato individual de trabalho pode ser de forma tácita (por boca), expresso (por escrito), por prazo determinado (contrato de experiência, por exemplo) e por prazo indeterminado (sem...
tracking img