Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO HUMANA


















Paços de Brandão
Outubro de 2011

ÍNDICE







INTRODUÇÃO 3
RESUMO 4
MOTIVAÇÃO 5
TIPOS DE MOTIVAÇÃO 5
MOTIVAÇÃO ÍNTRINSECA 5
MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA – 5
CICLO MOTIVACIONAL 6
NECESSIDADE 6
IMPULSO OU PULSÃO 6
RESPOSTA 6
INCENTIVO 6
SACIEDADE 6
CLASSIFICAÇÃO DE MOTIVAÇÕES 7
Motivações fisiológicas (primárias, básicas,biológicas, orgânicas): 7
Motivações sociais (secundárias, culturais): 7
Centradas no indivíduo (auto-afirmação): 7
Centradas na sociedade (independentes dos nossos interesses particulares): 7
CONSEQUÊNCIAS MOTIVACIONAIS 8
FRUSTRAÇÃO 8
CONFLITO 9
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO 10
TEORIA DE ABRAHAM MASLOW 10
NUTTIN 12
TEORIA DE CAMPO DE LEWIN 13
TEORIA DOS DOIS FATORES – FREDERICK HERZBERG 13
TEORIA DAEXPECTAÇÃO – LAWLER 14
TEORIA DAS EXPECTACTIVAS – VROOM 15
EXEMPLO 17
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 21



INTRODUÇÃO


Este trabalho, cujo tema é a “Motivação Humana”, é de componente teórico-prática com a duração total prevista de 60 horas repartidas por 4 horas semanais e faz parte integrante do curso superior de Gestão e Contabilidade, nomeadamente da disciplina de Gestão de Pessoas do3º ano do Instituto Superior de Paços de Brandão, sob a orientação do docente Dr. António Pereira.
Foi-nos proposto efectuar um trabalho sobre um tema escolhido pelo Professor da cadeira, entre as várias propostas estabelecidas em aula e, quando terminado, apresentá-lo aos colegas e respectivo professor. Para a referida apresentação, iremos apresentar um trabalho escrito, assim como uma pequenaapresentação em formato PowerPoint.
Os métodos a que recorremos para a realização deste trabalho basearam-se na pesquisa bibliográfica, na consulta cibernética, na interacção com os restantes colegas de turma e também na aprendizagem da cadeira com o respectivo professor.















RESUMO


Este trabalho propõe-se a discutir o papel da motivação diante de um novo contextoque envolve as relações humanas no estudo da Administração. Podemos destacar o objectivo de delinear a influência da motivação humana dentro da Administração, bem como a complexidade do seu estudo, a sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados da empresa. A motivação Humana tem tido maior atenção na área empresarial, devido ao facto de ser um tema amplo e complexo sobre orendimento de cada indivíduo no âmbito profissional. A motivação tem tido um papel marcante no desempenho das pessoas nas organizações, os profissionais e as empresas estão cada vez mais exigentes, mas cada um com os seus direitos. Os profissionais desejam ter mais benefícios, as organizações por sua vez, esperam ter mais rendimento. Para entender mellhor este tema, é necessário apresentar algumasteorias, como é o caso da teoria de Maslow, onde tem por base uma pirâmide onde estão citadas as necessidades do ser humano, passando ainda por outras teorias.
As necessidades primárias têm de estar satisfeitas para que o ser humano sinta as necessidades secundárias. O ser humano por natureza, é um ser insatisfeito e quando satisfaz uma necessidade, surge logo outra em seguida que exige umasatisfação a um nível mais elevado que a anterior. Na actividade profissional, começamos normalmente por trabalhar num nível mais baixo e vamos subindo de nível com o passar do tempo. Este desejo de subir para um nível superior tem uma força a que damos o nome de motivação. Nós aprendemos a criar objectivos a curto, médio e longo prazo, fazer previsões para o futuro, e podemos dizer que a motivação é umprocesso que empurra o organismo para o comportamento activo, integrado e dirigido, no sentido da concretização de objectivos que conduzem á satisfação de necessidades.






MOTIVAÇÃO



A palavra motivação vem do latim “movere” que significa “mover”. A motivação é então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de o levar a agir para atingir algo (o objectivo) e de lhe...
tracking img