Gestao de pessoas 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |

Disciplina: Gestão de Pessoas II

Curso: Administração

Professor: Solange Zanatta Piva

Nome do aluno: Wellington Marcos Felini (413577)

Data: 19/10/2011

Orientações:
▪Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões.

A partir de texto publicado por Patrícia Bispo no site Rh (disponível www.rh.com.br)conhecemos a empresa Arizona. “O negócio da organização inclui toda a parte de pré-impressão, tratamento de imagem, retoque, impressão de catálogos, revistas, jornais e folder. Conta com duas unidades, tendo o parque gráfico localizado no bairro de Tatuapé, e a Premedia e agência de publicidade situada na Vila Olímpica - ambos bairros estratégicos da cidade de São Paulo. A empresa conta com 96colaboradores e atende a clientes como Natura, Cia. Suzano, Revista Trip, Livraria Cultua, entre outros. A avaliação de desempenho da empresa - que passou a ser chamada formalmente de Programa Colaborador Estrela - foi implantada após uma reunião realizada entre a diretoria e a área de RH. No início, afirma Souza, foi difícil implantar o conceito de melhoria contínua que a proposta trazia para a rotinados funcionários, mas com o passar do tempo essa cultura foi absorvida por todos. "Percebemos que deveríamos ter um sistema de avaliação para dar suporte à liderança de identificar as melhorias dos colaboradores em cada mês", afirma; O Programa Colaborador Estrela possui como público-alvo todos os funcionários da empresa, inclusive os líderes. Na prática, a avaliação de desempenho da Arizonafunciona da seguinte forma: mensalmente, os gestores recebem um questionário para cada colaborador, onde atribuirão notas de zero a três pontos para cada competência. O funcionário pode chegar a 42 pontos e o mais "pontuado" recebe o título de Colaborador Estrela do mês. Caso ocorra empate, todos que obtiveram maior número de pontos são premiados. Vale ressaltar que o líder tem até o dia 02 de cada mêssubseqüente para entregar os formulários respondidos para a área de RH o Programa Colaborador Estrela não é uma via de mão-única. Depois que as avaliações são realizadas pelos gestores, os formulários são entregues aos colaboradores e cada líder fica à disposição, durante uma semana, para conversar e esclarecer as dúvidas quanto às pontuações. No caso da liderança identificar que um funcionáriovinha bem nas avaliações anteriores e que ocorreu uma queda em seu desempenho, o gestor chama o profissional para um diálogo e verifica quais os problemas que contribuíram para aquele resultado negativo. (...) Quanto questionado sobre os benefícios que o programa trouxe à organização, o gerente de RH da Arizona afirma que graças à iniciativa: os colaboradores perceberam que são parte importante dosprocessos da organização; hoje, os líderes têm uma poderosa ferramenta de avaliação e conseguem visualizar rapidamente quem são os colaboradores mais comprometidos de sua equipe, recuperar aqueles que por algum motivo estão desmotivados e com baixo rendimento e até mesmo para retirar da equipe aqueles que não agregam valores e têm um baixo nível de comprometimento.”

1. A avaliação dedesempenho na empresa Arizona é considerada fundamental para a gestão de pessoas. Elabore um texto de 15 linhas apresentando a Avaliação de desempenho e sua importância para a gestão estratégica de pessoas nas organizações. (3,0 pontos)

A avaliação de desempenho é um processo que busca medir objetivamente o desempenho e fornecer aos colaboradores informações sobre a própria atuação, de forma...
tracking img