Gestao de negocios internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
Esta atividade é importante para que você tenha o primeiro contato com os principais pontos levantados quando se pensa em exportar e determinar as operações de marketing para a promoção e venda do produto no mercado-alvo. Perguntas como: O que exportar?; Como exportar?; Qual preço?; E outras começarão a ser trabalhadas.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOSPasso 1
a)
Reunir-se com sua equipe e determinar uma empresa para desenvolver o trabalho. Esta empresa pode ser uma empresa real, que já atua no mercado internacional ou não; ou uma empresa fictícia, ou seja, “criada” pelo grupo. É importante que neste passo, o grupo determine o nome da empresa e ramo de atividade.
b)
Analisar em conjunto com sua equipe os aspectos importantes referentes ao(s)produto(s) com potencial de comercialização no exterior. Neste passo, o grupo perguntará se este produto é um produto com perfil internacional, se atinge um padrão mínimo de qualidade para ser lançado no mercado internacional, se são necessárias modificações neste produto para adequá-lo ao mercado global.
Passo 2
Determinar o preço de exportação deste produto. Para isso, o grupo pesquisará noslivros textos ou na internet como fazer o cálculo para determinar o preço de exportação do produto. É importante que este preço seja apresentado como sendo o preço EXW (mercadoria disponível na fábrica). Não se esqueça de agregar os custos de modificação no produto ou na empresa primária, caso seja necessário, bem como os custos da embalagem de exportação. No site “APRENDENDO A EXPORTAR”, doMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, existe um simulador que ajudará o grupo a realizar este passo. Para isso, acesse o link , Acesso em: 14 out. 2011.
Passo 3
Pesquisar a Marca da empresa/produto escolhida no Passo1 para verificar se esta marca vem sendo utilizada no mercado-alvo. Obviamente esta será uma pesquisa simples, onde o grupo Guilherme Nascimento
Administração –5ª Série – Gestão de Negócios Internacionais Pág. 4 de 6
deverá procurar no Google, por exemplo, o nome da marca e o nome do país, e verificar se o buscador retorna com algum nome de empresa para o mesmo produto ou segmento.
Passo 4
Elaborar um trabalho digitado com toda a informação levantada nos passos anteriores. Neste passo o grupo poderá se utilizar de toda a criatividade para apresentar aempresa e o produto (fotos, informação técnica do produto). Finalizar o arquivo e guardar.
ETAPA 2
Esta atividade é importante para que o aluno compreenda o processo de internacionalização de uma empresa. Após determinar a empresa que atuará ou que já atua no mercado externo, e após determinar o produto; o grupo começará um trabalho investigativo e levantará toda informação importante para ainternacionalização da empresa.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Fazer junto com seu grupo um levantamento preliminar das oportunidades de exportação. Ou seja, pesquisar se já existe algum canal de vendas desenvolvido para este produto, ou se já existem mercados específicos que compram este produto. Para completar este passo, o grupo pesquisará, por exemplo,sites especializados e o livro-texto “O exportador” de Nicola Minervini que apresenta dezenas de sites especializados, tanto no Brasil como no Exterior.
Passo 2
Ler o Artigo “Multinacionais Brasileiras com fábricas no exterior: desafios para a Gestão Internacional de manufatura”, disponível em;
, Acesso em: 14 out. 2011.
Passo 3
Levantar informações referentes às estruturas e característicasdo mercado: tamanho do mercado, produção interna e importações, estatística de informações, taxas anuais de crescimento do setor, usos e costumes dos consumidores e suas expectativas, hábitos de compras, matérias-primas e componentes utilizados, concorrência, líderes de mercado, tendência de demanda, etc.
Buscar também informações dos níveis de preço e práticas comerciais: estrutura de preços...
tracking img