Gestao de desempenho por competencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

INTRODUÇÃO
Face às mudanças profundas no contexto mundial, devido à globalização e diante do desafio das empresas se manterem modernas e competitivas, visando à maximização de resultados e à ampliação de suas capacidades de integração ao mercado, diversas empresas têm buscado alternativas para continuarem líderes. Uma delas é a valorização de seustalentos humanos, que são a peça principal para o sucesso da organização.

Torna-se cada vez mais necessário reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no dia-a-dia de trabalho, promovendo o autoconhecimento e o autodesenvolvimento dos empregados, refletindo na motivação e pro atividade das pessoas que se tornam fieis a empresa, buscando juntos os resultados organizacionais e aumentando acompetitividade no mercado.

Diante disso, surge o conceito de Competência, um tipo de avaliação de desempenho que tende a ampliar o processo de desenvolvimento individual e de equipe, favorecendo o desempenho profissional, localizando falhas, fornecendo ferramentas para corrigi-las e valorizando potenciais já existentes e alavancando carreiras, além de vincular a atuação dos funcionários comos objetivos e metas estratégicas da empresa.

GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETENCIAS
A definição de Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atituderepresenta as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
A gestão de Desempenho por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, É uma ferramenta que identifica as competencias essenciais, as habilidades e conhecimentosdeterminantes da eficacia profissional e também as lacunas da qualificação do funcionário para tarefas específicas fornecendo recursos para aperfeiçoar suas capacidades.
A Gestão de Desempenho por competência é um importante meio para identificar os potenciais funcionários, melhorar o desempenho da equipe e a qualidade das relações dos funcionários e superiores e servir de estímulo nos esforços paraalcançar resultados positivos e satisfatórios para o individuo e para a organização.

GESTAO DE DESEMPENHO POR COMPETENCIAS NO BANCO DO BRASIL
O atual modelo de Gestão do desempenho por competencias adotado pelo BB, foi implementado em 2005, tendo sido desenvolvido a partir de criticas e sugestoes de funcionários.
Seus objetivos são:
* orientar o processo de desenvolvimento profissional;
*contribuir com o planejamento de carreira;
* facilitar a consecução dos objetivos organizacionais e
* subsidiar outros sistemas de gestão de pessoas.
A avaliaçao de desempenho por competencias considera que o desempenho de funcionario é constituido por suas competencias e pelos resultados gerados com a aplicação dessas competencias em sua atuação profissional. Avalia-se em que nivel ascompetencias dos funcionarios sao expressas em suas acoes no trabalho e a contribuição que trazem para os resultados de sua unidade.
A avaliaçao é feita a partir de 5 perspectivas, correspondentes aos focos de interesse da empresa que precisam de acompanhamento constante: Financeira, Clientes, Processos Internos, Comportamento Organizacional e Sociedade.
Essa mensuração orienta a busca peloequilibrio entre as ações empresariais, necessário para manter a sustentabilidade do banco e garantir sua capacidade de criar valor para acionistas, clientes, funcionários e sociedade. A perspectiva sociedade, por exemplo, mostra que o banco, além de se preocupar com a busca de resultados financeiros, está atento a repercussão de suas práticas na sociedade e no meio ambiente.
As competencias são...
tracking img