Gestao de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
centro universitário do norte – uninorte
LAUREAT INTERNATIONAL UNIVERSITIES ®
ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE CUSTOS

MANAUS

2012
dANIEL FONSECA ROCHA
VENINA GONÇALVES CONDE
DEYSE bittencourt da silva
LORENA souza da silva
FRANCISCO CONCEIÇÃO DE SOUZA



GESTÃO DE CUSTOS

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial para a Avaliação do Rendimento Escolar da disciplina deGestão de Custos.
Orientadora: Prof. M.Sc. Walter Calvente
Turma: ADN0302




Manaus

2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE CUSTOS 4
2 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS 5
3 GESTAO DE CUSTOS UM FATOR DE COMPETITIVIDADE 7
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11





















INTRODUÇÃO


Com o Passardas décadas, o mundo passou por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.
Este mercado altamentecompetitivo demanda das organizações a implementação de formas de administração de seus negócios que atendam a esses critérios e as ajudem em sua luta pela sobrevivência. Administrar seus empreendimentos sob a ótica do gerenciamento de custos tornou-se uma solução cada vez mais praticada por estas organizações que necessitam atender a esses critérios e, onde a complexidade e a mutabilidade dosfatores que compõem um mercado globalizado não permitem falhas na condução dos investimentos e na manutenção de seu market share.
A presente pesquisa, de caráter exploratório, visa proporcionar maior familiaridade a gestão de custos, com vistas a torná-lo um elemento definidor para a tomada de decisões gerenciais. Justifica-se por tratar de um assunto diretamente ligado a um cenário onde mudançascontínuas e rápidas conduzem a novas estratégias empresariais, sempre com o objetivo de aumentar produtividade e reduzir custos. Envolve levantamento bibliográfico; a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, de material disponibilizado na Internet.


1 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE CUSTOS

As organizações são criadas com o fim deatingirem seus objetivos e, para ofertarem produtos e serviços, as empresas devem controlar seus gastos para obterem melhores resultados.
Perez Jr., Oliveira e Costa (2005) definem custos como “gastos relativos a bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens e serviços”. Para a produção de bens ou serviços é necessário que ocorram gastos e, esse consumo de recursos, é classificadocomo custos. A preocupação dos administradores em se manter um adequado controle de custos é importante para que não ajam perdas ou desperdícios.
Toda atividade comercial, industrial ou de serviço possui um custo, ou seja, toda e qualquer atividade gera um valor que identifica, demonstra que foi pago uma quantia pelo serviço ou produto adquirido para ser transformado ou vendido ao consumidor. Deacordo com Horngren, Foster e Datar (1997), “muitas pessoas consideram custos como quantias monetárias que devem ser pagos na obtenção de mercadorias ou serviços”. As pessoas que compram os alimentos já transformados em forma de almoço estão tendo um gasto para sua sobrevivência.

Gasto é a “compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para entidade, sacrifício esserepresentado por entrega ou promessa de entrega de ativos”. Por outro lado, quando falamos em custo o gasto tem outro enfoque no processo de produção, utilizando-se das palavras doa autor acima citado, custo é um “gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços” . Martins (2006).

A utilização de um sistema de custos eficiente, mesmo que não sofisticado, que...
tracking img