Gestao de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem finalidade de contribuir para o entendimento de alguns conceitos e ferramenta gerencial aplicada á analise de custos e preços de venda . A abordagem escolhida evidencia que as ferramentas gerenciais apresentadas aplicam-se perfeitamente nas empresas, independentemente do porte, ou atuação, com adaptações consideráveis.
Entre várias funções da contabilidade decustos, uma delas seria direcionar, de maneira eficaz, as variações patrimoniais das empresas, independentes da sua natureza ou razões de sua ocorrência, que acontecem no seu ciclo operacional interno.

2. QUAL MELHOR MÉTODO A SER ADOTADO?

Na escolha do sistema mais adequado, se é por Absorção ou Variável, primeiramente, a primeira pergunta a ser feita é para qual fim quer o sistema, se épara controle, fornecimento rápido de informações para fins de decisões rotineiras, que não demandam tanta rapidez de dados ou ainda para simples apuração de Estoques e Resultados?
Para decidir qual modelo usar, vai depender de quem irá receber as informações e o que fará com elas. È necessário definir, junto ao usuário final da informação, o que ele necessita. Muitas vezes é preciso informar aesse usuário para deixar claro o que sistema pode e o que não pode fornecer, e isso terá um custo. Definindo os objetivos, fica fácil determinar o tipo de Sistema usar, bem como o nível de detalhamento.

Qualquer que seja sistema implantado, sempre existirão problemas com resistências das pessoas, principalmente, quando solicitados diversos dados a elas. A primeira reação é de estar sendocontrolada, fiscalizada, e toda pessoa que trabalhou sem correto controle tem natural predisposição contrária. Nenhum sistema de Custos, consegue eliminar a curto prazo, pessoas e gastos como muitos pensam. Ocorre justamente o contrário, e se o objetivo for redução custos, o efeito poderá ser ainda maior, pois implantação sistemas poderá exigir acréscimo de pessoas e equipamentos. Além disso, existeproblema da burocracia.

3. MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, portanto é o sistema legal aceito e exigido no Brasil. Este método trabalha com sistema de rateios na apropriação dos custos de dois ou mais produtos. O procedimento é fazer com que cada produto ou serviço absorva parte dos custos diretos eindiretos da fabricação.

A separação entre custo e despesa é essencial, porque neste caso as despesas vão diretamente contra o resultado do período, enquanto os custos dos produtos não vendidos vão para o estoque. A finalidade deste critério é ter o custo total (direto e indireto) de cada objeto produzido.

Para Crepaldi (2004, p. 223)

“Custear significa acumular, determinar custos. Custeio oucusteamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos.”

Um aspecto importante, é que em nosso país, há exigência de se fazer o custeio dos estoques pelo critério de absorção, não se permitindo a adoção de outro critério. Portanto, a comparação entre os métodos fica prejudicada pela impossibilidade de aplicação de outro critério.Contabilmente se utilizarmos custeamento por absorção para os estoques, o lucro de um ano realmente ficará diferente caso adote outro método. Entretanto, considerando a soma dos lucros dos anos de vida da empresa, o resultado será igual, mesmo considerando métodos diferentes para apuração estoques. Dessa forma pode-se afirmar que independentemente do método utilizado pela empresa, não se altera olucro total.

Oliveira/Perez Jr. 2000 p. 117 diz:

“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.“

3.1. VANTAGEM DO...
tracking img