Gestao de contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE BALANÇOS

Análise das Demonstrações Contábeis

Para a análise das Demonstrações Contábeis, primeiramente, o analista precisa saber o que se pretende obter com a análise, conhecer seus métodos, quem são seus usuários, qual a validade, confiabilidade, extensão e profundidade da análise.
Através da análise das Demonstrações Contábeis, também é possível realizar uma melhoravaliação das possíveis áreas de risco da empresa.
Objetivando abordar da melhor forma esta disciplina serão apresentados os conceitos de análise das demonstrações contábeis, como devem ser preparadas para análise, quais são os métodos de análise, suas principais características etc.
Conceitos:

Análise: Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suasfunções, suas relações, etc. (Aurélio, 2000).
Análise Contábil: Análise que se fundamenta em normas, métodos e procedimentos indicados pela técnica e ciência da Contabilidade. Estudo de um ou vários fenômenos por suas partes, em um patrimônio. (Sá,1995).
Análise de Balanços: Estudo das demonstrações contábeis de uma empresa com o propósito de avaliar sua situação econômico-financeira. (Aurélio,2000).
Demonstração Contábil: Peça em forma técnica que evidencia um fato patrimonial, um conjunto de tais fatos ou todo o sistema de Contas. São demonstrações contábeis o Balanço do Exercício, a Demonstração dos Resultados do Exercício, a Demonstração de Origem e Aplicações de Recursos, a Demonstração das Variações do Patrimônio, etc. (Sá,1995).

Pela definição dos conceitos acima, pode-seafirmar que a Análise das Demonstrações Contábeis é um instrumento que possibilita conhecer melhor a evolução dos negócios das empresas e possibilita uma melhor análise e avaliação das políticas e estratégias de negócios adotadas pela administração da entidade.
Para Iudicibus a análise de balanços é o estudo da situação de uma parte, de um sistema de partes ou do todo patrimonial de uma empresa oude uma entidade, mediante a decomposição de elementos e levantamentos de dados que consistem em relações diversas que entre si possam ter tais elementos, visando-se conhecer a realidade de um estado ou ajuizar os feitos de uma administração sob certo ponto de vista.

Histórico da Análise das Demonstrações Contábeis

Para Iudícibus a análise das demonstrações contábeis é pelo menos tãoantiga quanto a própria origem de tais peças contábeis. Nos primórdios da contabilidade, quando esta se resumia na realização de inventários, já o “analista” preocupava-se em anotar as variações quantitativas e qualitativas das várias categorias de bens incluídos em seu inventário. É bem provável que já se realizasse algum tipo de análise horizontal ou vertical em 3.600 antes de cristo.
Análise dasDemonstrações Contábeis, como atualmente conhecida, surgiu com o sistema bancário no final do século XIX para auxiliar na concessão de empréstimos às empresas. As análises eram realizadas apenas em balanços, os principais acontecimentos que ocorreram segundo Matarazzo (1998), foram os seguintes:
• 1895: Conselho dos Bancos no Estado de Nova Iorque recomenda a seus membros solicitar dos tomadoresde empréstimos declarações escritas e assinadas de seus Ativos e Passivos (Circulante);
• 1900: esta associação divulgou um formulário de proposta de crédito que incluía espaço para o balanço (Circulante);
• 1913: passa-se exigir a atenção de depósitos bancários em relação ao exigível, percentual de contas a receber em relação aos demais itens do ativo, percentual de estoques em relação a vendasanuais.
• 1915: determina o Banco Central Americano (Federal Reserve Board), que só poderiam ser redescontados os títulos negociados por empresas que tivessem apresentado seu balanço ao banco, medida que consagrou definitivamente o uso das demonstrações financeiras como base para concessão de créditos.
• 1918: o Banco Central do Estados Unidos cria formulários padronizados para Balanço e...
tracking img