Gestao de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A indústria farmacêutica é a industria cujo negócio é a produção de medicamentos. É uma atividade de pesquisa, desenvolvimento, comercialização e distribuição de drogas farmacêuticas.De modo geral, a fabricação e comercialização de medicamentos acontece somente após um longo processo, que envolve meses ou anos de pesquisas, testes e pesados investimentos. Para o desenvolvimento deuma nova droga, osprocessos de pesquisa e aprovação pelos órgão reguladores competentes seguemuma longa trajetória, envolvendo inicialmente a extração da molécula, etapas detestes farmacológicos, toxicológicos e de segurança até a aprovação final. Quando um medicamento é descoberto por uma determinada empresa, esta pode requerer a patente da fórmula. Outras empresas que desejem fabricar a mesmafórmula devem pagar royalties à detentora da patente. O retorno da maior parte do investimento feito em PeD ocorre na forma de receitas advindas da venda de royalties, além da comercialização direta dos medicamentos.
O setor farmaceutico é formado por uma cadeia de serviços interdependentes, que determinam a trajetória dos remédios, desde sua produção até a venda para a população, sendo, assim,interligados industria, distribuição e varejo.
Nas últimas décadas, as grandes empresas farmacêuticas frequentemente têm sua imagem afetada negativamente, dada a relação entre saúde e mercado, o que, em última instância, significa a transformação da saúde em mercadoria.Os críticos afirmam que as pesquisas da indústria farmacêutica são orientadas basicamente pelo lucro, o que dá lugar à existência daschamadas doenças negligenciadas. Essas doenças afetam principalmente a população mais pobre dos países em desenvolvimento, que não pode pagar altos preços pelos remédios de que necessita. Assim, a indústria privilegia os investimentos na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para doenças que afetam a população mais rica - mais concentrada nos países desenvolvidos -, pode pagar e garantir oretorno dos investimentos em P&D. Segundo Louis Currat, secretário-geral do Fórum Global de Pesquisas em Saúde, ligado à Organização Mundial de Saúde, "menos de 10% das verbas para pesquisa são destinados a 90% dos problemas de saúde do mundo".
Um recente estudo estatístico mostra como a indústria farmacêutica nos EUA aufere super-lucros, e investepesadamente em marketing,além de pesquisa edesenvolvimento de novos produtos. Os gastos dos grandes laboratórios com marketing superaram os USD 14 bilhões em 2004. A maior parte desses gastos refere-se a marketing direto, voltado a profissionais da saúde, que influenciam diretamente a prescrição de medicamentos.
De todo modo, a imagem negativa da indústria junto ao público também não faz bem aos negócios. Por isso, algumas empresas têmprocurado se aproximar de iniciativas voltadas para os países subdesenvolvidos. É o caso da Novartis, que criou, em 2003, em Cingapura, o Instituto Novartis de Pesquisa em Doenças Tropicais. Mais recentemente, a mesma empresa, em parceria com a Fapesp, o Instituto de Medicina Tropical, a Faculdade de Medicina da USP, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e a ONGMédicos sem Fronteiras, criou umportal para pesquisadores e centros de pesquisa, visando fomentar a troca de informações sobre o tema.

A indústria farmacêutica no Brasil

O setor farmacêutico se caracteriza por uma forte dinâmica centrada em pesquisa e desenvolvimento, produção industrial e comercialização, com altos investimentos e estratégia de competição focada na diferenciação de produtos. O IMS Health, empresa que audita omercado farmacêutico mundial, divulgou recentemente o estudo IMS Pharma Review, que analisou o cenário global e nacional do setor, e estimou que, em 2015, a previsão é de um mercado de R$ 110 bilhões e o Brasil deve aparecer na 6ª colocação em relação ao consumo mundial. Em 2005, o consumo nacional ocupava a 10ª colocação global. Em 2010, com um mercado avaliado em cerca de R$ 62 bilhões, o...
tracking img