Gestao de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objectivo deste estudo é de sobremaneira evidenciar a relação existente entre conflitos e actores sociais.
A interligação e interdependência crescente entre os factores de conflitualidade” e desenvolvimento, associado aos factores conjunturais específicos (economia, cultura, religião, política), são considerados os principais factores responsáveis pela complexidade crescente nasrelações entre actores.
A indiscutível a complexidade do tema abordado dentro de um contexto filosófico e politico-social. Estes factores de atricção, separada ou comulativamente, vêm conduzindo a um subdesenvolvimento estrutural grave, levando à falência dos estados aí localizados e consequentemente à rotura social, económica e política. o aprofundamento de conceitos como: necessidades humanas,justiça social, direitos, igualdade, igualitarismo, saúde, educação é deveras apaixonante e mais um ponto de partida para novas pesquisas, no sentido não só da aquisição, como de um engrandecimento de conhecimentos, esperando de certa forma, estar à altura de corresponder ao exigido.
Palavras-Chave: Conflitualidade, Gestão e Desenvolvimento

1. A GESTÃO DA CONFLITUALIDADE
Em primeiro lugariremos abordar de uma forma generalista e sucinta conceitos como Gestão e Conflitualidade para que nos possamos situar:
O conceito de Gestão
Neste contexto, Gestão significa acto ou efeito de gerir, administrar uma empresa e ou um fenómeno social. Um conjunto de actividades que englobam o gerenciamento da concepção e elaboração, de um projecto, execução, avaliação e sua implementação dentro desteconceito..
O conceito de Conflito
O conflito como fenómeno social constitui uma constante no relacionamento humano, como factores de evolução e de erosão positiva dentro das sociedades.
Onde existem dois seres humanos distintos, existem interesses diferenciados e potencialmente um conflito entre eles.
Esta relação afirma se numa luta do mais forte sobre o mais fraco, do mais afoito contra omais pacato, na defesa de ideias, politicas, religiões etc.
Desta forma, o termo conflito encerra na sua abrangência duas ideias essenciais: uma primeira que consiste em constatar que estamos na presença de uma relação entre duas ou mais entidades, num dado contexto conjuntural complexo que não sendo de cooperação, é seguramente de competição ou de acomodação.

A segunda ideia, havendocompetição, podem gerar se tensões, assistindo se a uma graduação dessa tensão (positiva ou negativa), constatando se assim que o fenómeno da conflitualidade pressupõe, uma dinâmica evolutiva de tensão entre os actores envolvidos.
A dinâmica própria de um dado conflito obriga, tendo em vista uma melhor compreensão e posterior resolução, efectuar se uma análise integral e conjuntural, no intuito a sedeterminar as causas, processos e consequências do aparecimento e persistência do conflito.
2. A DINÂMICA DE UM CONFLITO
Esta abordagem conceptual abrangente assenta numa linearidade de aspectos que caracterizam transversalmente a dinâmica de um conflito.
No campo de acção da Sociedade Industrial, a racionalização taylorista da empresa evidenciou as condições de trabalho em virtude de se tratar deum domínio fundamental da eficiência e eficácia da organização do trabalho. Assim era indispensável adaptar o trabalhador às condições do sistema de trabalho pré-definido e seria conveniente garantir ao trabalhador as condições físicas necessárias à sua capacidade de trabalho, preservando assim os recursos da produção.
Entretanto o fordismo implementou outras dimensões nas condições detrabalho, como linhas de montagem e passou a impor o tempo e o modo da actividade dos profissionais e em virtude do consumo das massas teve, entre outras, incentivos monetários face à produtividade.
A degradação das condições de trabalho, o aumento progressivo dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, com reflexos ao nível da conflitualidade e da desintegração social, potenciada pela...
tracking img