Gestao de cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Cadeia de Suprimentos

Gestão da Cadeia de Suprimentos. Curso: Administração Período: 6º Semestre

UNOPAR

1

Gestão da Cadeia de Suprimentos

4. GESTÃO DE ESTOQUES
4.1. ESTOQUES
Deve-se adotar políticas e procedimentos referentes a estocagem de materiais. Com relação a estoques sempre haverá conflitos interdepartamentais nas empresas, pois cada departamento tem uma visãodiferenciada sobre eles.

4.1.1. Por que ter estoques? o Garantir interdependência entre etapas produtivas; o Antecipar demanda (vendas de final de mês); o Aproveitamento de preços favoráveis; o Estabilização de qualidade; o Permitir produção constante; o Economia de escala; o Provisão para falta de suprimento futuro; o Ineficiências. 4.1.2. Custo da Falta de Estoque o Perda de lucro porincapacidade de suprir a demanda; o Custos adicionais, por substituição de materiais; o Multas e encargos por não cumprimento do prazo de entrega; o Perda de lucro por quebra de imagem ; 4.1.3. Políticas de Estoques o Metas quanto ao tempo de entrega dos produtos ao cliente; o Definição do número de depósitos ou almoxarifados; o Lista de materiais a serem estocados; o Definição da rotatividade dosestoques; o Até que níveis deverão flutuar os estoques para atender uma alteração nas vendas.

Prof. Adriano Rosa Alves.·.

UNOPAR

2

Gestão da Cadeia de Suprimentos

4.2. TIPOS DE ESTOQUES
ESTOQUE DISPONÍVEL ESTOQUE ATIVO ESTOQUE INATIVO


É a quantidade física de materiais existentes no almoxarifado sem embargo, portanto, pode ser requisitado para uso. É o estoque que sofremodificações provenientes das operações de entrada e saída. Refere-se a itens que estão obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos tempos. Este tempo pode variar, conforme determinação do próprio administrador do estoque. É o estoque destinado à manutenção das instalações ou equipamentos da empresa. É uma quantidade de material com destino pré-determinado, muito embora permaneça no almoxarifado. Quantidadede materiais armazenada sob guarda do almoxarifado, a espera de utilização. Compreende o Estoque Disponível e o Estoque Empenhado. É feito quando excepcionalmente está previsto um acontecimento que pode colocar em risco o abastecimento normal de estoque e gerar uma quebra na produção e/ou vendas. Normalmente são greves, problemas de novas legislações, período de negociação de nova tabela depreços, etc. Refere-se ao tempo no qual as mercadorias permanecem nos veículos de transporte durante sua entrega. Refere-se a quantidade determinada previamente e de forma estratégica, que ainda não foi processada. Pode ser de matéria-prima ou de produtos semi-acabados. Refere-se a quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior que é prevista de ocorrer no futuro, fazendo comque a produção ou consumo não sejam prejudicados e tenham uma regularidade.





RESERVA ▪ OPERACIONAL ESTOQUE EMPENHADO ESTOQUE FÍSICO







ESTOQUE DE PROTEÇÃO

ESTOQUE EM TRÂNSITO ESTOQUE PULMÃO





ESTOQUE SAZONAL



4.3. GESTÃO ECONOMICA DE ESTOQUES
Na Logística existem algumas visões funcionais diferenciadas, em que os estoques são lembrados comfreqüência, Cada atividade da empresa tem uma intenção e um comportamento diferente em relação a manutenção de estoques. A atividade de Marketing, por meio dos seus canais de distribuição, gostaria de atender a seus clientes, disponibilizando estoques diversificados e estando o mais próximo possível destes. A produção pretende atender ao volume programado, dispondo de todo material necessário para suaviabilização aos custos unitários previstos. Compras por sua vez quer realizar bem sua atividade, ao menor custo por unidade comprada. Nenhum dos agentes acima citados quer comprometer as suas operações e ser cobrado pelo fato de ter decidido a manter o estoque, para não prejudicar a avaliação de seu desempenho.
Prof. Adriano Rosa Alves.·. UNOPAR 3

Gestão da Cadeia de Suprimentos

A gestão...
tracking img